Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Politécnico produzem podcasts para avaliar livros de literatura brasileira



No dia 6 de maio de 2020, a turma do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM foi apresentada ao projeto da professora Cândida Martins Pinto, que leciona Língua Portuguesa na instituição. O projeto consistiu em realizar resenhas de um livro brasileiro, à escolha do aluno. A novidade é que, ao contrário do típico texto escrito, a resenha foi realizada em formato de áudio, de podcast. Além disso, a resenha não poderia ter spoiler, ou seja, não poderia revelar o final das histórias narradas.

Esse novo formato de apresentação representa uma ruptura com a fórmula tradicional de ensinar a disciplina, adequando-se a um contexto mais moderno que incorpora tecnologias digitais. Trata-se de uma aproximação com a realidade do aluno, que, em geral, está familiarizado com gêneros digitais, como o podcast.

O projeto também valoriza a cultura nacional, trabalhando unicamente com obras brasileiras, que, em alguns casos, acabam sendo menosprezadas por jovens leitores, pois optam por livros mais recentes e, em geral, provindos do exterior. Ao contrário de uma imposição da leitura de determinada obra, comum no ensino brasileiro, a proposta da professora Cândida apresenta uma porção de liberdade, percebida no fato de que o aluno escolhe a obra que deseja trabalhar, sendo a única limitação a nacionalidade do autor.

Desde a obra “O cortiço” de Aluísio de Azevedo à “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, variados livros da literatura brasileira foram avaliados pelos estudantes. Diferentes interpretações, atitudes e linguagens foram observadas no trabalho, algo representativo do estilo de cada aluno.

A turma trabalhou, juntamente com a professora, para divulgar publicamente os áudios do projeto, principalmente via rede social YouTube. Essas ações de divulgação ocorreram de forma semelhante ao Projeto Polinizar, oriundo das atividades da mesma educadora e turma, publicado no Instagram e no site do Colégio Politécnico da UFSM.

Para ouvir os podcasts, como também conhecer o Jornal Polinizar, acesse os links abaixo ou o QRCode.

Podcasts no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=c78ALUVwyHA

Projeto Polinizar no Instagram: https://www.instagram.com/polinizar_/

Jornal Polinizar: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/politecnico/wp-content/uploads/sites/405/2020/05/Polinizar-Jornal-4.pdf

 

Podcast

Notícia escrita pelo aluno Pedro Henrique Matzenbacher Pinton.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-3883

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes