Atividades do PoliVozes – Coral do Politécnico – durante o distanciamento social

Identidade VIsual do Coral

O PoliVozes – Coral é um projeto de ensino do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, coordenado pela Pedagoga Zelmielen Adornes de Souza. Neste período de distanciamento social em função da pandemia do Coronavírus, os ensaios presenciais do PoliVozes foram suspensos junto com as demais atividades acadêmicas presenciais da Universidade Federal de Santa Maria. De modo a não interromper o projeto, estão sendo produzidos vídeos com as partes que compõem um ensaio: alongamento e respiração; aquecimento e técnica vocal; e repertório. Esses vídeos estão sendo compartilhados com os integrantes do coral para que assistam e pratiquem os exercícios em suas casas. Além disso, são enviados áudios com as gravações das músicas para que possam escutar e cantar junto. Para tanto, estão sendo utilizados meios virtuais para a comunicação, tais como o WhatsApp do PoliVozes e a plataforma do Google Classroom. O Coral também tem um grupo no Facebook onde são compartilhados vídeos e notícias.

Ontem, dia 08 de junho de 2020, o coral fez seu primeiro encontro virtual via Meet (registrado na foto abaixo). Foi um encontro para conversarmos e organizarmos as próximas ações do coral. Através dele, foi possível ver como os participantes estão e saber como está sendo esse momento para cada um. Embora nem todos tenham conseguido participar do encontro, a conversa foi muito importante, pois o público que faz parte do coral é bastante diverso, composto por professores, técnico-administrativos em educação e estudantes. Alguns moram em outros municípios do Rio Grande do Sul e em outros estados do Brasil, onde a situação da pandemia está mais grave. Aproveitamos o momento para fazer uma avaliação dos vídeos, decidir algumas músicas para trabalhar no coral e combinar o nosso próximo encontro para realização de um ensaio virtual. Também planejamos a produção de gravações de vídeos juntando todas as vozes dos integrantes do coral, que, futuramente, serão divulgados nos meios de comunicação do Colégio.

Encontro do PoliVozes no Meet
Encontro Virtual do PoliVozes

Texto disponibilizado pela Pedagoga Drª. Zelmielen Adornes de Souza, Técnica-administrativa em Educação do Colégio Politécnico da UFSM.