Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM assina acordo para instalação do Escritório Regional de Apoio à UN-SPIDER no Brasil



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) assinou um acordo de cooperação com as Nações Unidas, representada neste caso pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA). O acordo tem como objetivo facilitar a cooperação e hospedar um escritório regional de apoio para implementar as atividades da Plataforma das Nações Unidas de Informação obtida desde o Espaço para a Gestão de Desastres e Resposta a Emergências (UN-SPIDER). A ideia da cooperação surgiu como forma de reconhecimento dos mais de sete anos que os professores Manoel de Araújo Sousa Júnior (CCR/UFSM) e María Silvia Pardi Lacruz (Colégio Politécnico/UFSM) têm colaborado com as atividades da UN-SPIDER.

Dentre as principais contribuições que a assinatura deste acordo de cooperação traz, estão as ações de internacionalização, que é um dos desafios definidos no Plano Estratégico do Colégio Politécnico e no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM. Adicionalmente, o Escritório Regional de Apoio da UN-SPIDER dará visibilidade à UFSM, junto a todos os países que fazem parte da Organização das Nações Unidas, visto que é permitido apenas um escritório regional por país.

As atividades que deverão ser desenvolvidas ou ter continuidade são: desenvolvimento e aprimoramento de práticas recomendadas para o estudo, monitoramento e alerta de desastres; promoção do uso de recursos espaciais para a gestão de desastres e gestão de resposta a emergências; colaboração em iniciativas de capacitação para promoção de tecnologia da informação espacial para a gestão de desastres e gestão de emergências; intercâmbio de informações sobre atividades de interesse comum com países de América Latina e Caribe, assim como países da África de língua portuguesa.

Informações para contato:
María Silvia Pardi Lacruz
E-mail: spardilacruz@gmail.com

Profa. Silvia Pardi Lacruz em missão de assessoria técnica em Honduras
Profa. Silvia Pardi Lacruz em missão de assessoria técnica em Honduras.
Professor Manoel de Araújo Sousa Jr. Curso sobre a prática recomendada de seca em Equador.
Prof. Manoel de Araújo Sousa Jr. em curso sobre a prática recomendada de seca em Equador.

Texto: Fabíola Martins Imperatori, bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM.

Assessoria de Comunicação
assessoriadecomunicacao@politecnico.ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-3970

Publicações Recentes