Seleção de Bolsista para Projeto de Extensão Nº 054940: “Residência Profissional em Agricultura de Precisão”

1. Caracterização
    O Projeto de Extensão “Residência Profissional em Agricultura de Precisão” foi submetido e contemplado com recursos financeiros do Edital de Seleção AgroResidência – Programa de Residência Profissional Agrícola, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Portaria MAPA nº 193, de 16 de junho de 2020.
    A íntegra deste Projeto pode ser acessada através do seguinte link: https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/view.html?idProjeto=67296.
  2. Objetivo
    Contribuir para a formação de profissionais com as competências necessárias para a plena atuação na área da Agricultura de Precisão, favorecendo a inserção destes profissionais no mercado de trabalho.
  3. Número de bolsas: 10
  4. Público-alvo
    Jovens estudantes ou egressos dos Cursos de Ciências Agrárias e afins, como os Cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Agricultura e Técnico em Agricultura de Precisão, com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos.
    Observações:
    1. Os estudantes deverão ter cursado todas as disciplinas do Curso.
    2. Os egressos deverão ter concluído o curso há, no máximo, 12 (doze) meses.
  5. Inscrições
    1. De 18 a 22 de janeiro de 2021.
    2. As inscrições devem ser enviadas para o e-mail: lucianopes@politecnico.ufsm.br
  6. Documentação exigida
    Os (as) candidatos (as) deverão encaminhar por e-mail, no ato da inscrição, os seguintes documentos, em PDF:
    1. Cópia do RG;
    2. Histórico Escolar;
    3. Diploma;
    4. Comprovante de Matrícula, caso possuam disciplinas do último semestre do Curso que não tenham sido finalizadas, devido à pandemia de COVID-19.
  7. Seleção
    A seleção consistirá em duas etapas. A primeira etapa será realizada de maneira remota, pela análise da documentação encaminhada pelos (as) candidatos (as). O não envio de qualquer um dos itens da documentação exigida eliminará automaticamente o (a) candidato (a) da seleção.
    Os (as) candidatos (as) selecionados (as) na primeira etapa serão encaminhados (as) para as empresas (Unidades Residentes) que são parceiras deste Projeto, para participar do processo de seleção interno da empresa.
  8. Direitos e obrigações
    1. Os (as) bolsistas selecionado (as) terão os seguintes direitos:
      • Receber bolsa mensal no valor de R$ 900,00 (novecentos reais), durante o período de fevereiro de 2021 a janeiro de 2022.
      • Receber as orientações que se fizerem necessárias para o desempenho de suas atividades.
    2. Os (as) bolsistas selecionados (as) terá as seguintes obrigações:
      • Elaborar o Plano de Trabalho do Aluno Residente, em conjunto com o Professor Orientador e do Técnico Orientador;
      • Manter frequência efetiva e integral na Unidade Residente;
      • Zelar pelo bom relacionamento com as demais pessoas da Unidade Residente;
      • Apresentar relatório mensal, final e/ou quando for solicitado pelo Professor Orientador ou pelo Técnico Orientador das atividades na Unidade Residente;
      • Executar com eficiência, interesse, zelo, disciplina e técnica, bem como cumprir as orientações dos Técnicos Orientadores;
      • Participar de todas as atividades relacionadas ao projeto;
      • Observar normas e regulamentos do Colégio Politécnico e da Unidade Residente;
      • Não acumular renda ou auferir quaisquer tipos de remuneração ou auxílio, inclusive no que concerne a vínculos empregatícios
  9. Divulgação dos resultados
    Dia 25 de janeiro de 2021.
  10. Disposições finais
    Maiores informações poderão ser encontradas na minuta do Projeto, disponível no link https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/view.html?idProjeto=67296 ou em contato com o Coordenador do Projeto, através do número (55) 99631-7788 e pelo e-mail lucianopes@politecnico.ufsm.br.