Seleção de Bolsista para Projeto de Pesquisa Nº 052746: “Comparação entre a Transesterificação Alcalina e Enzimática de Óleo de Fritura Usado para Produção de Biodiesel”

1. Número de bolsas: 01 (uma)
  2. Prazo para inscrições: Prorrogado
    De 24 de março de 2021 até às 23h59min do dia 11 de abril de 2021. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail: filipe.donato@ufsm.br. No e-mail, informar o título do edital no campo do assunto.
  3. Seleção:
    A seleção ocorrerá totalmente por meio remoto, pela análise da documentação encaminhada pelos(as) candidatos(as). O não envio de qualquer um dos itens da documentação exigida eliminará automaticamente o(a) candidato(a) da seleção.
  4. Documentação exigida:
    Os(as) candidatos(as) deverão encaminhar por e-mail para confirmação da inscrição, os seguintes documentos em PDF e vídeo:
    1. Comprovante de matrícula;
    2. Histórico escolar simplificado;
    3. Vídeo de até 3 minutos de duração, contendo apresentação pessoal e relatos de habilidades técnicas e experiências pessoais/profissionais que sejam aplicáveis nas atividades do Setor de Energias Alternativas do Colégio Politécnico da UFSM, relacionadas ao conhecimento em produção de biodiesel, em desenvolvimento de atividades em laboratórios, tratamento estatístico, entre outras experiências.
  5. Considerações:
    Devido ao momento de exceção que a pandemia do coronavírus impõe, limitando a ocupação de espaços físicos na UFSM, aqueles cuja manutenção é essencial, como o setor de Energias Alternativas do Colégio Politécnico da UFSM e, considerando a necessidade de serem evitados deslocamentos de pessoas no transporte coletivo urbano de Santa Maria, a presente seleção de bolsa, em caráter excepcional, destina-se:
    • Preferencialmente a estudantes residentes na Casa do Estudante do Campus da UFSM, (Bairro Camobi) que estejam atualmente presentes nas dependências da referida (não serão aceitas inscrições de alunos que se encontram em suas cidades e possam se deslocar para Santa Maria com o objetivo de ingressar na bolsa);
    • Preferencialmente estudantes que moram nas proximidades da UFSM, no bairro Camobi, que não necessitam de transporte coletivo para o deslocamento;
  6. Direitos e Obrigações:
    1. O(a) bolsista remunerado(a) selecionado(a) terá os seguintes direitos:
      • Receber bolsa mensal no valor de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais), durante o período de vigência (abril a 31 de dezembro de 2021).
        Obs.: Conforme disponibilidade orçamentária, o valor da bolsa poderá voltar para R$ 400,00(quatrocentos reais), de acordo com o Edital de Circulação Interna 2020/2021.
      • estar incluído na cobertura do seguro contra acidentes pessoais, nos horários de atuação da bolsa;
      • ter horário definido para o exercício de suas atividades como bolsista, sem prejuízo de suas demais atividades acadêmicas;
      • receber orientações que se fizerem necessárias para o desempenho de suas atividades.
    2. O(a) bolsista selecionado(a) terá as seguintes obrigações:
      • disponibilizar 20 (vinte) horas semanais para o cumprimento de suas atividades;
      • manter endereço residencial, telefones, e-mail e dados bancários atualizados;
      • Assinar o termo de adesão a atividades práticas presenciais em projetos do Colégio Politécnico da UFSM (Anexo I).
  7. Divulgação dos resultados:
    A partir do dia 09 de abril de 2021 no site do Colégio Politécnico da UFSM.