Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Programa de Extensão da UFSM realiza ações em prol da Conscientização sobre o Ruído

Hoje, dia 28 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, internacionalmente conhecido como International Noise Awareness Day (INAD). O evento tem como mensagem “Proteja a sua audição, proteja a sua saúde”.

Artes auto explicativas sobre os cuidados dos ruídos e seus efeitos, remetendo ao evento INAD 2021. Créditos: INAD.
Artes autoexplicativas sobre os cuidados acerca dos ruídos e de seus efeitos, remetendo ao evento INAD 2021. Créditos: INAD.

No período de 26 a 30 de abril de 2021, está sendo realizada, de forma remota, a 14ª Semana de Conscientização sobre o Ruído na cidade de Santa Maria/RS, em referência ao INAD. Esse evento está sendo promovido por meio do Programa de Extensão “Ruído nosso de cada dia: Fonoaudiologia e interdisciplinaridade na construção do conhecimento científico-cultural e na promoção da saúde”, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), coordenado pela Profª Valdete Alves Valentins dos Santos Filha.

O propósito do INAD é conscientizar e divulgar à população brasileira sobre a importância do ruído e suas ações. Dessa forma, o evento promoverá, durante esta semana, atividades diárias, levantamento de questões envolvendo a saúde e a qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos, pois, infelizmente, o problema pode atingir a qualquer um desses grupos.

Na cidade santamariense, o evento acontece através da iniciativa dos cursos de Fonoaudiologia e de Engenharia Acústica da UFSM que compuseram uma Comissão Organizadora formada pelos alunos das graduações já citadas, além de alunos de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM e do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Bahia). Contudo, a comissão pretende atuar junto à comunidade de Santa Maria em prol da solução e do desenvolvimento de ações que beneficiem a sociedade. O projeto de extensão, em fins educacionais, tem como objetivo fortalecer a comunidade acadêmica  e oferecer maior engajamento dos alunos da instituição sobre o assunto.

14ª Semana de Conscientização sobre o Ruído
14ª Semana de Conscientização sobre o Ruído - Santa Maria/RS. Créditos: INAD.

Devido à pandemia da Covid-19, as atividades presenciais foram canceladas, e o projeto precisou continuar as ações por meio das redes sociais, criando conteúdos dinâmicos e interativos de conscientização sobre o ruído e seus efeitos deletérios. Os materiais foram produzidos na forma de folders, vídeos, Tik Tok, paródias, atividades, Quiz e enquetes sobre o tema em foco. Também foi disponibilizado material educativo em sites de escolas da cidade, de cursos da UFSM e da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, parceiros da campanha.

Os conteúdos estão disponíveis em:

Instagram INAD Santa Maria

INAD Brasil (@inad.brasil)

Facebook INAD Santa Maria

Facebook INAD Brasil

Canal do YouTube INAD Santa Maria

INAD Santa Maria (@inadbrasilsm) TikTok

Site Oficial INAD Brasil

E-mail para contato com o INAD Santa Maria: inadsantamaria@gmail.com

Texto elaborado por Bruna Lopes.

Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
assessoriadecomunicacao@politecnico.ufsm.br