Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes do Colégio Politécnico realizam estágio no apoio à vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria



Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM iniciaram, na última semana, a atuar na vacinação contra a Covid-19 na cidade de Santa Maria, junto aos professores, auxiliando a Secretaria Municipal de Saúde nas etapas da imunização. A partir de uma parceria estabelecida entre coordenações dos cursos Técnicos em Enfermagem e Cuidado de Idosos com o NEP (Núcleo de Educação Permanente) da Secretaria de Saúde do Município, alunos dos dois cursos técnicos realizarão Estágio em Saúde Pública como parte da finalização do currículo. As atividades ocorrerão de maio a julho deste ano e terão supervisão direta dos docentes. O trabalho dos alunos se dará no Drive-Thru de vacinação da UFSM e no Drive-Thru do Clube Dores, mas pode se modificar conforme a necessidade do município. 

Aplicação de vacina no Drive-thru (Arquivo pessoal Caren Jacobi)
Aplicação de vacina no Drive-thru (Arquivo pessoal Caren Jacobi)

Os cursos do Colégio, em face da situação gerada pela pandemia, implementaram uma reorganização dos estágios para encaminhar os formandos para as ações práticas curriculares, ao mesmo tempo em que atendiam às necessidades do município e das UBS (Unidades Básicas de Saúde). De fevereiro a abril, alunos do curso Técnico em Enfermagem já estavam atuando de forma voluntária em diversas unidades de saúde e em comunidades no interior da cidade, como Santo Antão e Pains. Também foram realizadas vacinações domiciliares de idosos, quando o Colégio Politécnico contribuiu então com um veículo utilizado pelos servidores da UFSM e estudantes para o deslocamento. Nesse momento, não havia uma parceria firmada e os alunos atuavam ainda sem a formalização do processo. Como explica o coordenador do Curso Técnico em Cuidado de Idosos, prof. Guilherme Weiss Pinheiro, a instituição passou por um grande desafio no processo de ensino-aprendizagem dos cursos na área da saúde com a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia, e desde então buscaram-se formas de adaptação e de atendimento aos alunos e à comunidade. A primeira ação foi importante para o estabelecimento da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e permitiu uma experiência única de aprendizado aos alunos. “Estamos muito orgulhosos como docentes e servidores públicos de participar da linha de frente da vacinação. As atividades do Colégio Politécnico, em esforço conjunto com os demais colegas da Universidade, têm sido um trabalho muito intenso, mas sabemos que nós, estudantes e professores, estamos satisfeitos de fazer história”, ressalta o prof. Guilherme. Conforme destaca a profa. Caren Jacobi, o Colégio Politécnico também participou da força-tarefa para a recomposição da equipe do Hospital Universitário, que estava com atendimento prejudicado devido à falta de funcionários e afastamentos. Três professores do Colégio atuaram de forma voluntária, no período de março a abril, para atender à necessidade do Hospital e da comunidade. 

Equipe Politécnico preparada para ações de vacinação (Arquivo pessoal Guilherme Weiss Pinheiro)
Equipe Politécnico preparada para ações de vacinação (Arquivo pessoal Guilherme Weiss Pinheiro)
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-4490

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes