Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colégio Politécnico desenvolve projeto de “Residência agrícola” em parceria com empresas para fomentar inserção no mercado de trabalho



Estágios em empresas oferecem aos estudantes do Colégio Politécnico uma formação completa por conta do manuseio com tecnologias, práticas e soluções atualizadas e inseridas no mercado de trabalho. 

O Colégio Politécnico desenvolve, desde outubro de 2020, o projeto “Residência Profissional em Agricultura de Precisão” com intuito de propiciar aos estudantes e recém-egressos de cursos técnicos estágios em empresas e qualificação técnica da mais atual possível, por meio da utilização de máquinas, implementos e equipamentos. O projeto é parte do programa piloto “Agro Residência” do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o único dentro da UFSM e um dos 5 do Rio Grande do Sul a integrar esse programa. A coordenação é do professor Luciano Zucuni Pes. 

A Agricultura de Precisão envolve a aplicação de uma série de tecnologias que têm revolucionado o setor agrícola, como a utilização frequente de sistemas de posicionamento global (GPS), drones que identificam a temperatura da plantação para detectar trechos que precisam de atenção, maquinário com piloto automático e implementos agrícolas com eletrônica embarcada.  Essas tecnologias demandam mão de obra qualificada para atuar na área, tanto no meio agrícola, junto aos produtores, como no meio urbano, junto às empresas que comercializam máquinas agrícolas e prestam assessoria. É indispensável a necessidade de formação de profissionais qualificados para atuarem no desenvolvimento de atividades produtivas, assistência técnica e difusão de tecnologias. “A Agricultura de Precisão é imprescindível tendo em vista o tamanho das colheitas dos produtos que aumenta a cada ano. Quanto mais se colhe, mais se quer reduzir tua margem de erro. Nisso entra a Agricultura de Precisão” destaca Ricardo Rosa, aluno e participante do projeto que atua na empresa Verdes Vales. 

Na empresa, Ricardo trabalha com o gerenciamento dos novos maquinários da John Deere que possuem tecnologia de sistema de telemetria com chip de celular que transmite informações de mapa de colheita, pulverização, velocidade, quantia de aplicação, entre outros dados em tempo real. “Também trabalho com ativação e controle de antenas e monitores”. Confira no quadro ao lado a lista das empresas parceiras do Residência Agrícola.

Empresas parceiras do projeto Residência Agrícola.
Empresas parceiras do projeto Residência Agrícola.
Um dos pilares da agricultura de precisão, as máquinas agrícolas com eletrônica embarcada, em operação.
Um dos pilares da agricultura de precisão, as máquinas agrícolas com eletrônica embarcada, em operação.

Neste contexto, a oportunidade lançada através do Programa de Residência Profissional Agrícola possibilita a experiência do estudante ou egresso agora não mais na instituição, mas na empresa, contribuindo para ampliar sua formação e profissionalização para horizontes mais amplos, a partir da sua inserção num contexto real do mundo do trabalho. Dessa forma, para além das competências técnicas, se vislumbra a possibilidade de desenvolvimento de competências comportamentais. Ricardo avalia: “A experiência que estou tendo aqui é única. A chance de eu terminar a residência e seguir na área é muito grande. É uma oportunidade que faltava para os estudantes pois pode ser difícil ter um bom estágio. Desde que entrei no projeto, minha vida profissional mudou”.  Além disso, os conhecimentos adquiridos pelos estudantes são compartilhados com os coordenadores e isso possibilita a atualização dos currículos das disciplinas e ofertas de disciplinas, gerando um conhecimento de fora para dentro. 

Para o futuro, o objetivo é aproximar cada vez mais a UFSM, representada pelo Colégio Politécnico, da iniciativa privada e da comunidade, contribuir para a implementação, aprimoramento e realização de estudos das tecnologias da Agricultura de Precisão em propriedades rurais.

Texto elaborado por Gabriel de David.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-4541

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes