Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Mulheres lideram equipe diretiva da CESPOL há mais de três mandatos

Com a eleição de Kerli Hoppe, a Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico (CESPOL) confirma a tendência de protagonismo das mulheres em suas gestões.

A liderança feminina já mostrava indícios nos dois mandatos anteriores à presidência, pela eleição de Jessica Dienfenbach em dois pleitos. Atualmente a CESPOL segue no terceiro mandato com a eleição de Hoppe, demonstrando a eficiência feminina em sua atuação na cooperativa. “Tenho orgulho de participar como presidente, relevando o papel da mulher em cargos de diretoria”, afirma Kerli.

Atual presidente, Kerli Hoppe

A Cooperativa teve suas atividades iniciadas no dia 15 de abril de 1987, no então Colégio Agrícola de Santa Maria (antiga denominação do Colégio Politécnico da UFSM), na época sob o nome de Cooperativa-Escola dos Estudantes em Agropecuária Ltda. Com o passar dos anos e o aumento de alunos e cursos no Colégio Politécnico, constatou-se a necessidade de mudar o nome para Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM, atualmente mais conhecido como CESPOL.

Reunião da Cespol antes da pandemia
Reunião da CESPOL antes da pandemia

A organização da cooperativa é dividida entre o trabalho da diretoria, bolsistas e professores. Quatro mulheres atuam na diretoria administrativa e três são conselheiras fiscais. Na nova gestão, a presidente Kerli Rosvita Hoppe, foi eleita nas eleições de outubro de 2020. Sua principal função é realizar a gestão da organização e da coordenação das diretorias.

Durante a pandemia, a CESPOL precisou se reinventar para continuar atendendo às demandas e, por isso, as reuniões que acontecem a cada 15 dias se tornaram comuns no Google Meet. Entre as metas do ano, algumas parcialmente realizadas, estão o aumento do número de associados, a realização do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) da CESPOL, a reforma na sede da cooperativa, a realização de cursos de capacitação online para associados e público em geral, a continuidade da reforma estatutária e do rendimento interno de cooperativa.

Assembleia da CESPOL via Google Meet

Conselho de Administração da CESPOL:

Presidente – Kerli Rosvita Hoppe, Vice-Presidente – Ruan Abrelino de Souza, 1ª Secretária – Caroline Tatiane dos Santos, 2º Secretário – Jeferson Luis Zaremski, 1º Tesoureiro – Thales Esteveni Figueira, 2ª Tesoureira – Andressa Priebe Michelon, 1º Gerente – Lucas Berlt Rosa, 2ª Gerente – Renata Lied.

Conselho Fiscal da CESPOL:

Membros Efetivos: Felipe Pinto Rios, Jéssica Diefenbach e Karoline Padilha de Moraes.

Membros Suplentes: Juliana Cordeiro Ferraz dos Santos, José Nilton Silva Vargas e Eduardo Doeler Olea.

Para participar como membro de alguma diretoria é necessário ser associado há mais de 30 dias na cooperativa, podendo ser aluno matriculado em qualquer curso do Colégio Politécnico.

Para saber mais sobre a Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico, confira a Página da CESPOL

Texto elaborado por Bruna Lopes.

Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
assessoriadecomunicacao@politecnico.ufsm.br