Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colégio Politécnico da UFSM oferece curso gratuito sobre Covid-19: Higiene alimentar e alimentação saudável



Curso Covid-19: Higiene Alimentar e Alimentação Saudável

O Curso “Covid-19: Higiene alimentar e alimentação saudável”, desenvolvido pelas docentes do Colégio Politécnico Vanessa Pires da Rosa e Andréia Cirolini, pela Nutricionista Caroline dos Santos Giuliani e pelas Técnicas em Alimentos Eduarda Maidana e Letícia Lüdtke, será oferecido na modalidade EAD e está com inscrições gratuitas abertas entre 1 e 17 de julho (link para formulário ao final). Nesta formação, serão abordados temas sobre a manipulação e higienização correta de alimentos na prevenção à COVID-19 e apresentadas diretrizes para uma alimentação saudável, segundo as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde. Entre os tópicos estão uma introdução à microbiologia, boas práticas durante a compra, armazenamento, transporte e delivery de alimentos. Também serão abordados os cuidados na higiene de ambientes, equipamentos e utensílios, seguindo as Boas Práticas de Manipulação e Fabricação de Alimentos, estabelecidas pelas Resoluções RDC nº 216/04 e RDC nº275/02 da Anvisa. 

A demanda para criação do curso surgiu através de um pedido da nutricionista e ex-aluna do Colégio Politécnico, Caroline Giuliani, responsável técnica pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) na Prefeitura Municipal de Unistalda/RS, com o apoio de nutricionistas de outras prefeituras do estado. Devido à pandemia, não foi possível realizar de forma presencial os cursos de boas práticas que devem ser ministrados pelas nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar nos municípios. A partir disso, surgiu a ideia de um curso online, que pudesse ser realizado pelos manipuladores de alimentos, merendeiros e todos aqueles que trabalham na área de alimentos.

Diversos microrganismos patogênicos (causadores de doenças) podem ser encontrados em alimentos e até mesmo transmitidos pelo manipulador. Alguns microrganismos indesejáveis podem causar doenças ao consumidor e alterações químicas prejudiciais, causando a deterioração microbiana, que altera cor, odor, sabor, textura e aspecto do alimento. Através do conhecimento em microbiologia, é possível melhorar os processos de higienização, conservação e produção, garantindo a oferta de alimentos seguros para o consumo humano. No contexto da pandemia, as medidas de higiene e o cuidado precisaram ser redobrados, ao mesmo tempo em que, com as mudanças recentes na economia, surgiram muitos profissionais autônomos na área de alimentos (venda de marmitas, pães, bolos etc.), sendo muitos destes, sem formação específica, mostrando a importância de cursos de formação e capacitação para manipuladores de alimentos, explicam as idealizadoras do projeto. 

Outro ponto importante é pensar, nessa mesma conjuntura, a promoção da alimentação saudável e o conhecimento adequado sobre os alimentos, para saber diferenciar o que se pode chamar de comida de verdade de um alimento processado ou ultraprocessado.

O curso está direcionado à comunidade em geral, em especial trabalhadores e profissionais interessados na área de alimentos. São 50 vagas disponíveis, com suas inscrições abertas entre 1 e 17 de julho por formulário online. O início das aulas será no dia 3 de agosto, com carga horária de 20 horas. O horário para a realização do curso fica a critério do participante. Será emitido um certificado de participação. Acesse aqui para preencher a ficha de inscrição.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-4587

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes