Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Dia Internacional do Cooperativismo

Com a pandemia reforçamos os laços de união e cooperação. As cooperativas têm mostrado a todos que união é capaz de superar qualquer desafio, porque unidos somos muito mais fortes, mesmo distantes fisicamente, estamos sempre por perto através de produtos e serviços oferecidos a todos os associados.

Esse movimento cooperativista  teve inicio 1844, na cidade de  na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra. Sem conseguir comprar o básico para sobreviver nos mercados e armazéns da região, um grupo de 28 trabalhadores, incluindo uma mulher, se uniram para montar seu próprio armazém. A proposta era simples, comprar alimentos em grande quantidade, para conseguir preços melhores. Tudo o que fosse adquirido seria dividido igualitariamente entre o grupo. Nascia, então, a “Sociedade dos Probos de Rochdale”, primeira cooperativa moderna que abriu as portas pautada por valores e princípios morais considerados, até hoje, a base do cooperativismo. Entre eles a honestidade, a solidariedade, a equidade e a transparência. Esses valores e princípios se mantêm vivos até os dias atuais, mudando a realidade de nossa sociedade.

E para celebrar essa corrente do bem, foi instituído o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho de cada ano. A data foi celebrada pela primeira vez em 1923 pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). E, a partir de 1995, a ACI e a Organização das Nações Unidas (ONU) passaram a definir um tema para a celebração. Neste ano é comemorado no dia 03 de julho com o tema: “Juntos Reconstruímos Melhor”.

Para comemorar essa data tão importante, a Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM (Cespol) preparou um vídeo pensando no momento de pandemia, no qual os valores do cooperativismo se tornaram fundamentais.

Assista ao vídeo no Facebook da Cooperativa Cespol.

Saudações Cooperativistas!