Curso de Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico e CESPOL organizam seminário sobre Gestão Cooperativa na Expointer

Evento híbrido teve parceria com Departamento de Cooperativismo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

No dia 11 de setembro, em reunião virtual e presencial no auditório da administração do Parque Assis Brasil, em Esteio, foi realizado o seminário “Desafios de Gestão e Governança para Cooperativas Agropecuárias”, organizado pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM (CESPOL) e Departamento de Cooperativismo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

O diretor de Cooperativismo da SEAPDR, Obiratan Rodrigues e Silva, abriu o evento destacando a importância das cooperativas para a economia gaúcha. O Rio Grande do Sul conta com 455 cooperativas, 3,06 milhões de associados em 2020, sendo 98% nos ramos agropecuário, de crédito e infraestrutura e 68,3 mil empregados. O faturamento chegou a R$ 52,1 bilhões. Os dados fazem parte do relatório Expressão Cooperativismo 2021, publicado pelo Sistema Ocergs/Sescoop-RS (Relatório Expressão Cooperativismo Gaúcho 2021).

O coordenador da graduação em Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico da UFSM, Prof. Gabriel Murad, destacou a importância da identidade cooperativa, com boa gestão e boa governança. Segundo ele, “as cooperativas têm na sua origem uma experiência popular, que atende às necessidades comuns dos associados. Elas não são apenas um modelo empresarial, mas uma manifestação da base para fazer frente aos problemas sociais, econômicos e ambientais”. Para Murad, é necessário que se trabalhe para o reconhecimento do cooperativismo como uma alternativa mais solidária, inclusiva e sustentável.

O professor Vitor Reisdorfer, do Curso Politécnico da UFSM e editor-chefe da Revista de Gestão e Organizações Cooperativas (RGC), única publicação científica do Brasil com este tema, destacou os desafios do cooperativismo nos tempos atuais, como a concorrência, mudança de ambiente, crise mundial e choque de tecnologia.

Vitor propõe o caminho a governança cooperativa, que visa maior proteção do patrimônio, transparência das informações, equidade no trabalho dos acionistas e a responsabilidade corporativa. A governança é administrada pelo Conselho de Administração e Diretores, previsto no estatuto social da cooperativa, e que tem como instância máxima a Assembleia Geral. Entre os órgãos de apoio o conselho fiscal, conselho consultivo, os comitês sociais ou núcleos, comitês técnicos, auditorias independentes, entre outros.

A prática da CESPOL foi representada pela estudante Jéssica Diefenbach, do Conselho Fiscal da Cooperativa. A cooperativa surgiu em 1987 e tem por objetivo promover ações de educação cooperativa para os estudantes, projetos de formação dos estudantes como compra de livros e apoio a publicações, e participação em eventos científicos. Clique aqui para conhecer mais sobre o trabalho da cooperativa. Em sua fala, Jéssica sublinhou a importância da CESPOL em sua formação acadêmica, como um espaço de vivência e do que é aprendido em sala de aula.

Evento híbrido parte da programação da Expointer
UFSM é referência na área de Cooperativismo