Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Evento Escola Regional de Banco de Dados (ERBD) destaca seus artigos premiados

Entre os dias 13 e 15 de setembro de 2021 ocorreu, em formato virtual, a XVI Escola Regional de Banco de Dados (ERBD), um evento anual, sem fins lucrativos, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado nesta edição pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com o objetivo de integrar os participantes e oportunizar a divulgação e discussão de trabalhos em um fórum regional sobre bancos de dados e áreas afins. Da UFSM, estiveram envolvidos na organização do evento professores e alunos vinculados especialmente ao Centro de Tecnologia, Colégio Politécnico, Colégio Técnico Industrial e ao Campus de Frederico Westphalen. A abertura oficial contou com a participação da Diretora administrativa da Sociedade Brasileira de Computação, Profa. Dra. Renata de Matos Galante, representando a Sociedade Brasileira de Computação e do Excelentíssimo Senhor Vice-Reitor da UFSM, Prof. Dr. Luciano Schuch, representando o Magnífico Reitor Prof. Dr. Paulo Afonso Burmann. Na ocasião, foi guardado um minuto de silêncio como um ato de solidariedade a todas as vítimas da pandemia, bem como seus amigos e familiares.

A programação incluiu palestras, oficinas, minicursos, e sessões técnicas, nas quais 21 artigos foram apresentados, divididos em duas categorias: Pesquisa e Aplicações e Experiências. Nesta edição da Escola Regional de Banco de Dados o melhor artigo de cada categoria recebeu o “Prêmio Prof. Dr. Cristiano Roberto Cervi”, rendendo homenagem ao Prof. Cristiano Cervi, falecido em 2020, membro muito atuante na comunidade de banco de dados, responsável pela Coordenação Geral da ERBD de 2017 na Universidade de Passo Fundo (UPF). Outros artigos receberam menção honrosa. Os prêmios foram entregues na Cerimônia de Encerramento do evento, momento acompanhado também por familiares e amigos do Prof. Dr. Cristiano Roberto Cervi. Na ocasião, os pronunciamentos da Profa. Dra. Renata de Matos Galante (UFRGS), do Magnífico Reitor da UFSM Prof. Dr. Paulo Afonso Burmann e da Profa. Dra. Micheline Sandini Trentin (UPF), esposa do professor, que discorreram sobre a trajetória do homenageado. Anunciou-se também a próxima edição, em 2022, que será realizada em Lages-SC.

Confira abaixo a relação dos artigos premiados.

Categoria Pesquisa

Melhor Artigo – Prêmio Prof. Dr. Cristiano Roberto Cervi
Título: Escola Regional de Banco de Dados em 15 edições: Um Levantamento Bibliométrico
Autores: Fernanda Souza(UDESC), Vinicius Gasparini(UDESC), Denio Duarte(UFFS), Rebeca Schroeder(UDESC)

Menção honrosa
Título: Um estudo sobre reutilização de treinamento em Modelos de Previsão de Vulnerabilidade
Autores: Matheus Todescato(UFRGS), Guilherme Dal Bianco(UFFS)

Título: Análise da violência doméstica no município de Curitiba
Autores: Manoel Flavio Leal (UTFPR), Rita Berardi (UTFPR), Nádia P. Kozievitch (UTFPR)

Categoria Aplicações/Experiências

Melhor artigo – Prêmio Prof. Dr. Cristiano Roberto Cervi
Título: Uma API para armazenamento distribuído de databooks
Autores: Guilherme S. de Oliveira (FURG), Renan Tarouco da Fonseca(FURG), Eder Mateus N. Gonçalves(FURG), Eduardo N. Borges (FURG)

Menção honrosa
Título: Estudos de caso de análise de perfis de usuários agrupados por hashtags no Twitter
Autores: Pedro Henrique Elias Da Cruz Costa (IFES), Jefferson R. Lima (IFES), Ronaldo A. Marques (IFES), Daniel R. Trindade (IFES), Karin S. Komati (IFES)

Também estiveram envolvidas na organização pessoas das seguintes instituições: FURG (Universidade Federal do Rio Grande, UCS (Universidade de Caxias do Sul), UFRJ (Universidade Federal do RIo de Janeiro), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e IFRS (Instituto Federal do RIo Grande do Sul). O evento contou com o patrocínio das empresas Anota AI, JetiMob, Nodo e TOTVS.

(Texto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico)