Curso Técnico em Cooperativismo do Colégio Politécnico realiza aula inaugural

Palestra proferida por Márcio Port, Vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, marcou a abertura oficial do curso

No último dia 14, o Curso Técnico em Cooperativismo realizou sua aula inaugural, com a palestra “Cooperativismo Financeiro: cenário atual e oportunidades” proferida por Márcio Port, vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste. O evento ocorreu em formato híbrido (parte presencial e parte virtual) e foi transmitido diretamente do Pólo da UFSM em Silveira Martins. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, como o Vice-Prefeito de Silveira Martins, senhor Sadi Tolfo; o Pró-reitor de Graduação, professor Jerônimo Tybusch; a Coordenadora do Pólo da UFSM em Silveira Martins, professora Amanda Scherer; o professor Marcelo Freitas da Silva, Diretor da Coordenadoria da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFSM; a Diretora do Colégio Politécnico, professora Marta Von Ende; o Vice-diretor do Politécnico, professor Moacir Bolzan; a Diretora de Ensino do Politécnico; o coordenador do Curso, professor Gabriel Murad Velloso Ferreira; o professor Jaime Peixoto Stecca, quem conduziu a cerimônia, bem como servidores e bolsistas envolvidos com o curso.

(Registro dos participantes presenciais do evento)

A abertura do evento deu-se com a fala do prof. Gabriel Ferreira, coordenador do curso, que enfatizou a importância do cooperativismo no cenário atual, principalmente quando em parceria com instituições de ensino, como no caso da UFSM, e agradeceu a todas as pessoas que possibilitaram que o projeto de curso fosse colocado em prática. A professora Amanda Scherer agradeceu em sua fala a oportunidade de fazer parte dessa história tão relevante para a comunidade local e o senhor Sadi Tolfo ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento local e regional. O destaque das ações na área de coopertivismo desenvolvidas pelo Colégio Politécnico foram sublinhadas pelo prof. Jerônimo Tybusch e a professora Marta Von Ende enfatizou o comprometimento da equipe do Colégio Politécnico e dos demais envolvidos nas diversas instâncias da universidade que trabalharam para que o Curso Técnico em Cooperativismo EAD fosse uma realidade.

Após a cerimônia de abertura do curso, o sr. Márcio Port realizou, de forma online, a palestra “Cooperativismo Financeiro: cenário atual e oportunidades”. Márcio Port é vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste e possui vasta experiência na área do cooperativismo. A palestra se iniciou tratando das bases do cooperativismo, seus princípios, sua situação no cenário nacional e internacional. Dentre os pontos mais abordados destaca-se a importância da função social das cooperativas e do quanto elas têm colaborado para o desenvolvimento local e regional, principalmente em pequenos municípios do interior do Brasil. À exposição de Márcio seguiram-se diversas perguntas feitas pelos presentes, em um debate sobre a participação dos cooperados nas decisões das cooperativas, bem como na difusão do cooperativismo como alternativa econômica e social perante os desafios vivenciados atualmente.

(Transmissão da palestra de Márcio Port)

O Curso Técnico em Cooperativismo da Universidade Federal de Santa Maria tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio, para atuação em gestão de cooperativas de qualquer natureza, de forma que estejam aptos a desenvolver e inovar atividades empresariais atinentes ao sistema cooperativo bem como a aplicação dos princípios e valores do Cooperativismo. O curso é totalmente online, gratuito e possui a duração de três semestres letivos, tendo como apoio a infraestrutura de laboratório do Espaço da UFSM em Silveira Martins

(Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico)