Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Livro “Do Campo para os Mercados” terá lançamento em edição física na Feira do Livro de Santa Maria

Organizada por grupo de pesquisa do Colégio Politécnico, a obra sistematiza pesquisas relacionadas à produção de alimentos na região central do Rio Grande do Sul



Anteriormente lançado no formato e-book pela Editora UFSM, o livro Do Campo para os Mercados: Produção e Comercialização de Frutas, Hortaliças e Alimentos Processados na Região Central do Rio Grande do Sul será publicado agora em sua versão impressa. Como parte da programação da Feira do Livro de Santa Maria, o lançamento acontecerá na próxima quarta-feira, dia 04 de maio, às 17h, na Praça Saldanha Marinho.

O livro, dividido em artigos, foi escrito por diversos autores e teve organização dos professores Janaína Balk Brandão e Roni Blume. A obra sistematiza pesquisas e experiências realizadas nos cinco primeiros anos do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas (Gipag), em especial aquelas que compreendem a região central do Rio Grande Sul, com foco em produtos perecíveis, especialmente alimentos tradicionais processados e hortifrutigranjeiros.

Com um caráter interdisciplinar e oferecendo dados empíricos inéditos, é apresentada aos leitores uma análise diferenciada sobre as cadeias agroalimentares. As formas encontradas pelos agricultores para comercialização de seus produtos e as práticas de conexão entre produção rural e espaço urbano são temas de destaque na obra.

Além do potencial científico, também é objetivo da obra incentivar pessoas e organizações da comunidade regional a discutirem, em conjunto com a universidade, as políticas públicas de reterritorialização e ressocialização alimentar, bem como o desenvolvimento territorial.

O Gipag busca desenvolver projetos de ensino, de pesquisa e de extensão dentro da temática da alimentação e suas relações. O grupo é formado por profissionais de quatro áreas do conhecimento (ciências sociais aplicadas, ciências humanas, geociências e ciência da computação) vinculados ao Colégio Politécnico e programas de pós-graduação em Extensão Rural e Administração da UFSM. O objetivo do grupo é atuar nas questões agroalimentares, em uma relação direta com o espaço físico, analisando as relações entre campo e cidade. Busca-se a realização de estudos com metodologias transformadoras, que representem soluções para a inclusão social, a geração de oportunidades e a melhoria das condições de vida.

É possível encontrar o livro no sítio da Editora UFSM e a programação geral da 49ª Feira do Livro de Santa Maria nas redes sociais e site do evento.

Texto: Cristine Michelin/ Revisão: Giuliana Seerig.
Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-5453

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes