Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sazonalidade: entenda a época dos alimentos que você compra na PoliFeira do Agricultor

Projeto do Colégio Politécnico da UFSM expõe produtos de acordo com sua estação de plantio e colheita



Com produtos frescos e cultivados por agricultores locais, a PoliFeira recebe um público consumidor que cada vez mais está em busca de alimentos saudáveis e de boa procedência. Uma situação recorrente, no entanto, é a procura por algumas frutas e hortaliças que não estão à venda no momento. A ausência de certos itens tem uma razão: a sazonalidade.

Para entender o conceito

A sazonalidade ou estacionalidade, em seu termo técnico, se refere ao que é temporário, ou seja, que é típico de determinada estação ou época. Falando em produção vegetal, alguns deles são produzidos em estações de frio, outros em estações de calor, e dependendo da estação do ano, têm-se diferentes alimentos disponíveis no mercado.

As estações dos produtos da PoliFeira

A PoliFeira do Agricultor, nesses 5 anos de projeto, tem buscado o incentivo e orientação técnica para o aumento na variedade de produtos ofertados. Contudo, por permitir somente a comercialização de alimentos produzidos pelos feirantes que participam do projeto, sem intermediação ou revenda, alguns alimentos só são encontrados em determinadas épocas do ano, de acordo com seu ciclo natural. Sua oferta depende também do comportamento climático dentro da estação na região produtiva. Chuvas abundantes, temperaturas acima da média, geadas, ou momentos de estiagem, como a ocorrida no final do ano de 2021 e início de 2022 têm efeito imediato. Esses fatores, além de diminuir ou até interromper a produção, interferem no encurtamento ou atraso do tempo de recomposição da oferta.

Durante as estações de outono e inverno a variedade de frutas, legumes e verduras é maior. Frutas cítricas como limão, bergamota, laranja e lima predominam nessa época do ano. Os tão procurados brócolis e couve-flor também se adaptam melhor a tempos mais chuvosos e de pouco calor. Nas estações quentes, são encontrados mais facilmente os tomates, os pimentões, as pimentas e os morangos. Algumas olerículas como alface, rúcula, almeirão, salsinha e cebolinha, são produzidas durante o ano todo, em condições de oferta abundante de água a campo ou sob condições de clima controlado em estufas.

Procurar por alimentos da estação é uma excelente escolha. Além da abundância de oferta, de sua qualidade e sabor, seus preços são menores em relação às outras estações. Comprar produtos na PoliFeira do Agricultor significa, também, adquirir alimentos de época, da região e monitorados permanentemente pelo Laboratório de Análises de Pesticidas da UFSM. Ao longo desses anos de feira, já foram avaliados mais de 300 alimentos, os quais são amostrados e enviados para análise, buscando sempre oferecer segurança alimentar para os consumidores.

Feirante com seus produtos no mês de maio de 2022. Foto: Júlia Petenon.

Datas e horários

A PoliFeira do Agricultor acontece em três edições:

  • Às terças-feiras, na Avenida Roraima, das 7 às 12:30.
  • Às quintas-feiras, no largo do planetário, das 12 às 17:30.
  • No segundo e quarto domingo de cada mês, no shopping Praça Nova, das 14 às 20 horas.

Release: Júlia Petenon, bolsista de jornalismo da PoliFeira.
Revisão: Giuliana Seerig, jornalista.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-5612

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes