Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Alunos do curso Técnico em Farmácia realizam visita técnica em laboratórios do Colégio Politécnico da UFSM



No dia 07 de junho, os alunos do terceiro semestre do curso Técnico em Farmácia realizaram visita técnica à Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico e ao Centro de Ensino, Pesquisa e Produção em Álcool (CEPPA), conduzidas pelo Prof. Filipe Donato, responsável por ambos laboratórios.

Na Usina Piloto de Etanol foi apresentado o fluxo de atividades e a obtenção de álcool por diferentes matérias-primas, como cana-de-açúcar, batata, milho, trigo, triticale, entre outras. Foi apresentado, ainda, o processo de transformação de bebidas alcoólicas com alto teor alcoólico apreendidas pela Receita Federal em álcool, o qual é utilizado como etanol combustível para abastecimento dos veículos da Instituição e como matéria-prima para produção de álcool 70⁰ INPM e álcool glicerinado.

No CEPPA, foram apresentados a estrutura, equipamentos e matérias-primas, bem como o fluxo de produção dos sanitizantes à base de álcool (álcool 70⁰ INPM e álcool glicerinado 80%). Tais produtos foram doados para instituições públicas, projetos e autarquias, como departamentos na UFSM em Santa Maria e em Frederico Westphalen, na Unipampa, Receita Federal, hospitais, prefeituras (Cachoeira do Sul, Santa Maria), entre outros. Até o momento foram produzidos e distribuídos mais de 20 mil litros de sanitizantes.

A visita técnica proposta na disciplina de Farmacotécnica II, sob responsabilidade da profª Magda Monego, teve como objetivo complementar o conteúdo abordado e sala de aula, na temática forma farmacêutica semissólida, tipo gel. Na galeria a seguir, confira alguns registros dessas atividades.

(Fotos: Profª Magda Aita Monego)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-5671

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes