Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa de extensão do Colégio Politécnico “Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Santa Maria” dará início a segunda edição do Curso Segura



No próximo dia 16 de setembro, das 14h às 18h, terá início a segunda edição do Curso Segura, curso de extensão vinculado ao Colégio Politécnico de Santa Maria e ao Observatório de Direitos Humanos (Pró-Reitoria de Extensão/UFSM). A atividade tem por objetivo qualificar profissionais e estudantes das áreas da Saúde, Serviço Social e Direito do município de Santa Maria para o atendimento de mulheres em situação de violência. Trata-se de uma produção do “Fórum de Enfrentamento à Violência Contra as mulheres de Santa Maria”, um Programa de extensão do Colégio Politécnico da UFSM, sob a coordenação da Professora Drª. Laura Ferreira Cortes, com o apoio do Observatório de Direitos e Humanos da UFSM (PRE).

O curso ocorrerá na modalidade presencial, com uma carga horária total de 40 horas, sendo 28h semanais presenciais nas sextas-feiras à tarde, e 12 horas via Plataforma Moodle, no auditório do Colégio Politécnico, Campus UFSM, Prédio 70. A duração será de 4 meses e meio. O conteúdo abordará as temáticas: gênero e violência de gênero, políticas públicas para as mulheres, legislação e classificação de riscos, justiça restaurativa e comunicação não violenta, acolhimento, escuta sensível e aspectos psicossociais do atendimento às mulheres em situação de violência e trabalho em rede intersetorial. As aulas estão organizadas com base nas metodologias ativas de ensino aprendizagem e serão ministradas por docentes e profissionais de diferentes áreas e atuantes em movimentos de promoção do empoderamento feminino, equidade de gênero, proteção e garantia de direitos das mulheres.

Segundo a coordenadora do projeto, profa. Laura, a necessidade de realização do curso surgiu a partir dos encontros e debates do Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Neste espaço, profissionais dos serviços de atendimento, docentes, estudantes e coletivos de mulheres vêm discutindo a importância de qualificação para realizar os atendimentos a mulheres em situação de violência e de uma composição de rede intersetorial articulada e representativa das demandas dessas mulheres.

(Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-5930

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes