Colégio Politécnico inova na Educação Ambiental dos pequenos

Espaço Pachamama ensina às crianças, de forma lúdica, conceitos sobre ecologia e práticas sustentáveis

Destinado a alunos da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, o Espaço Pachamama tem o intuito de guiar os alunos por diversas áreas do conhecimento através de atividades lúdicas relacionadas à Educação Ambiental. O projeto de extensão tem como principal objetivo enfatizar a importância da Educação Ambiental através de um espaço diferenciado para vivências e diversas práticas, assim como proporcionar uma interface entre os alunos do curso de Graduação em Gestão Ambiental, do Curso Técnico em Meio Ambiente e do Curso Técnico em Alimentos da UFSM com alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Proporcionar vivências e experiências de sensibilização é a marca do Projeto Pachamama (Foto: Colégio Politécnico)

A ludicidade e as atividades práticas apresentam-se como ferramenta fundamental neste processo educacional, permitindo uma leitura diferente do meio ambiente através da subjetividade, dos sentimentos, da espontaneidade e da expressão própria, características muito presentes na infância. Desta maneira, as crianças poderão se sensibilizar quanto às questões socioambientais trabalhadas no espaço, enriquecendo valores, comportamentos e ações mais sustentáveis em relação ao planeta, além de se sentirem pertencentes à Pachamama (Mãe Terra no idioma quíchua), que se trata de um sistema vivo, em consonância com a Agenda 2030 de Desenvolvimento sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas.

Na última segunda, dia 26 de setembro, o projeto teve a estreia de suas atividades com a visita da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zenir Aita. Onze crianças visitaram o espaço realizando diversas atividades, como a degustação misteriosa de frutas, um teatro de fantoches sobre alimentação saudável e uma visita ao LENPA, Laboratório de Espécies Nativas e de Práticas Ambientais. Além de atividades lúdicas, os estudantes também passaram por atividades de caráter conscientizador, como o ensino da importância dos ecossistemas de árvores nativas e a separação de resíduos e sua relevância. Para que as crianças pudessem se divertir aprendendo, também foi realizada uma pescaria lúdica com separação de resíduos para evitar a poluição dos ecossistemas.

Visita das crianças ao LENPA, Laboratório de Espécies Nativas e de Práticas Ambientais. (Foto: Colégio Politécnico)

Como agendar uma visita

Para fazer a visita ao Espaço Pachamama, os professores precisam responder ao formulário de inscrição e aguardar a confirmação da visita através do contato por e-mail pachamama@ufsm.br. O Laboratório de Educação Ambiental Prática está localizado no Colégio Politécnico da UFSM, Prédio 70, Bloco C, Sala 5, e realizará suas atividades nas tardes de segundas, terças e quartas-feiras.