Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Frutas e vegetais dessecados: confira as propriedades desses alimentos que podem ser encontrados na PoliFeira do Agricultor

Frutas e vegetais secos possuem maior durabilidade e uma grande variedade de nutrientes

Frutas e vegetais dessecados. (Foto: Júlia Petenon)

Com intuito de aumentar o tempo de conservação e preservar as propriedades dos produtos, o estudante de Administração e feirante do projeto, Vinicius Mortari, trabalha com alimentos desidratados. Ele idealizou a iniciativa no ano de 2021, testando e fazendo experimentos na prática até chegar ao seu produto final. Vinicius faz parte de um grupo de cinco estudantes que tiveram oportunidade de entrar no projeto naquele ano com o propósito de fomentar o estudo interligado ao comércio.

As frutas secas, além de terem altos níveis de fibras, também possuem complexos antioxidantes, pouca gordura, são fonte de energia e cheias de nutrientes condensados. Por ser retirada praticamente toda a água do alimento, as propriedades ficam concentradas em um pequeno volume, o que faz com que as pessoas consumam menos e mesmo assim não se perca a quantidade de nutrientes ingeridos. Vinicius conta que os consumidores costumam comprar para confraternizações, viagens e consumo individual. Os produtos dispostos na feira servem não só para alimentação como também são úteis na preparação de chás naturais, drinks e outras bebidas. Um dos mais consumidos é o abacaxi.

Segundo a professora Marlene Lovatto, do Curso de Alimentos do Colégio Politécnico, existem informações importantes sobre os alimentos dessecados, a começar, por exemplo, pelo maior tempo que elas têm de prateleira. O consumidor pode comprar mais de um tipo de fruta ou vegetal e alcançar os nutrientes necessários para o seu dia comendo poucas fatias de cada, afirma a professora. Da mesma forma, não se pode exagerar na quantidade, para não passar do limite do consumo diário de calorias recomendado. Ela afirma que esse tipo de produto não perde em sabor e ainda traz benefícios de praticidade, como as pessoas poderem carregar seu lanche em pequenos potes, ou até mesmo armazenar sua comida em locais menores. Para cozinhar os vegetais, a professora explica que eles aumentam mas não voltam ao seu tamanho normal, por terem ligações quebradas no processo, porque algumas das proteínas que estão presentes na membrana celular se desnaturam para a saída de água, o que não afeta nos nutrientes deles in natura.

O valor praticado pelo produto na feira, mais alto em relação a um produto in natura, se justifica a partir do momento em que, para produzir 100 gramas de alimentos dessecados, são utilizados em torno de 800 a até 1000 gramas da fruta ou vegetal em seu estado natural, por ser composto em grande parte de água, além de não serem utilizados açúcares e conservantes no processo, afirma Marlene.

Onde comprar

O feirante Vinicius Mortari participa ativamente das feiras nas quintas, no Largo do Planetário, das 12h às 17:30. Atualmente, ele comercializa abacaxi, manga, maçã, banana, limão, laranja, morango, kiwi, cenoura, berinjela, cebola e tomate dessecados.

Feirante Vinicius Mortari. (Foto: Júlia Petenon)

Texto e fotos: Júlia Petenon.
Edição: Giuliana Seerig.