Colégio Politécnico da UFSM recebe professor visitante pelo Programa Escala Docente da Asociación de Universidades Grupo Montevideo

Entre os dias 17 e 24 de outubro, o Colégio Politécnico da UFSM recebeu o professor visitante Lucas Gabriel Cardozo por meio do Programa Escala Docente da Asociación de Universidades Grupo Montevideo – AUGM. O anfitrião do intercâmbio foi o Prof. Gustavo Pinto da Silva, coordenador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas (GIPAG-UFSM) e da Polifeira do Agricultor.

Oriundo da Universidad Nacional del Litoral de Santa Fé, na Argentina, Lucas Gabriel Cardozo é graduado em Geografia, Mestre em Economia Social e Doutorando em Humanidades. Sua linha de pesquisa está relacionada às negociações que se estabelecem entre as comunidades indígenas e o Estado na implementação de políticas públicas, em particular de economia social, de diferentes escalas e na produção de espacialidades simbólicas e materiais nos territórios.

Durante sua estadia, buscou tratar da temática dos circuitos curtos de comercialização e economia solidária, motivo pelo qual escolheu a Universidade Federal de Santa Maria, referência no tema. A faculdade apresenta um projeto de extensão que trata especificamente de alimentação na forma de circuito curto, por meio do Projeto Polifeira do Agricultor. Ao longo dos dias de intercâmbio o professor pôde visitar as duas edições do projeto, o Feirão Colonial de Economia Solidária, o Grupo Florescer e a Casa de Sementes Gaia de Paraíso do Sul.

Em diferentes momentos, o Prof. Lucas Cardozo ministrou palestras para os estudantes de Graduação do Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e da Pós Graduação em Geografia da UFSM.

Foto: Prof. Gustavo Pinto

No dia 19 de outubro, acompanhado pelo professor Ezequiel Redin, teve a oportunidade de conhecer o Geoparque Quarta Colônia, que está sendo avaliado por uma missão da Unesco durante essa semana. Nesse mesmo dia, no turno da tarde, conheceu os projetos de extensão da Universidade Federal de Santa Maria, sediados no prédio da Antiga Reitoria, e pôde dialogar com seus organizadores e participantes.

Foto: Prof. Gustavo Pinto

No dia 21 de outubro, entre os empreendimentos de economia solidária e experiências de agricultura periurbana, o servidor Juarez Felisberto, do Departamento de Zootecnia da UFSM, acompanhou o professor intercambista em uma visita às hortas comunitárias Neide Vaz, Horta Zilda Arns, horta comunitária Cipriano da Rocha, Horta da Penitenciária Estadual de Santa Maria e no Assentamento Carlos Marighella.

Foto: Prof. Gustavo Pinto

Ao final das atividades, foram definidas duas ações futuras em parceria: uma delas a organização de um livro sobre Circuitos Curtos de Comercialização e Consumo, e a outra, uma Jornada de trabalho entre pesquisadores e estudantes das duas universidades, a qual deverá ser realizado em Santa Fé (Argentina) em 2023. Para tanto, já se iniciaram as tratativas para a construção de um convênio entre as duas universidades. O prof. Lucas e o prof. Gustavo avaliaram como uma ação de muito êxito, já que, além de permitir esse interconhecimento, possibilita também que novas ações possam ser desenvolvidas, especialmente com o envolvimento de mais pessoas, sejam professores ou estudantes.

Colaboram na recepção ao professor Lucas as seguintes pessoas: Prof. Alejandro Lescano (Colégio Politécnico), Prof. Ezequiel Redin (Politécnico), Prof. Marcos Gregolin (Colégio Politécnico), Prof. Moacir Bolzan (Colégio Politécnico), Prof. Janaína Brandão (PPG em Extensão Rural), Prof. Cléder Fontana (PPG em Geografia), Técnico Administrativo Juarez Felisberto (Projeto Hortas Urbanas) e Técnica Administrativa Ana Paula Perlin (Pró-Reitoria de Extensão).

Este programa é desenvolvido pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI-UFSM), sendo uma oportunidade para que estudantes, técnicos administrativos e docentes promovam intercâmbios entre as Universidades constituintes do Grupo. A Associação de Universidades Grupo Montevidéu – AUGM oferece a oportunidade de mobilidade acadêmica internacional em diversas áreas, e participam do programa instituições de ensino da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

(Texto: Cristine Michelin/ Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico)