Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto vinculado à PoliFeira do Agricultor distribuirá arroz com galinha em Santa Maria

Evento promove a degustação de arroz com manejo biológico



Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, o projeto Arroz Sem Defensivos Agrícolas, com a parceria da equipe gastronômica do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), servirá arroz com galinha para degustação no Campus da UFSM, no Supermercado Bella Vista e no Supermercado Royal, em Santa Maria. Produzido por meio do manejo biológico, o arroz representa uma alternativa para os consumidores que, nos últimos anos, têm procurado alimentos melhores para a saúde, mais sustentáveis, com segurança alimentar, e que proporcionam melhorias progressivas para o ambiente.

O projeto foi idealizado em 2016 pelo Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado da UFSM (GPAI), com o intuito de buscar alternativas de diversificação para a agricultura familiar, dentro das possibilidades de produção de tipos diferenciados de arroz. Posteriormente o projeto foi se fortalecendo com a participação do Projeto Polifeira do Agricultor, da Emater/RS-ASCAR, o IRGA, do Grupo Meta, da Cooperativa Coopercedro de Santa Maria, da Cooperativa Camnpal de Nova Palma, das Prefeituras Municipais de Faxinal do Soturno e de Dona Francisca.

No mercado existem alimentos orgânicos certificados e produtos convencionais, com preços que nem todo consumidor consegue suprir. A ideia é construir estágios sucessivos de produção, sem uso de agrotóxicos – no controle de pragas e doenças – e com manejos biológicos, ainda que seja permitida a utilização de fertilizantes minerais para atender às necessidades das plantas. A isenção de resíduos de agrotóxicos durante todo o processo de produção do arroz é confirmada pelo laudo final, que é desenvolvido pelo Laboratório de Análises de Pesticidas (LARP-UFSM). Dessa forma, a garantia para a segurança dos consumidores está no acompanhamento contínuo do processo produtivo, junto aos agricultores e, também, neste laudo final do produto, chegando-se a um produto de qualidade superior e com um preço mais acessível aos consumidores.

O arroz está disponível para venda com a marca Coopercedro, desde o dia 13 de maio de 2022. A partir de 2023 ele será comercializado pela Camnpal, dentro das opções de produtos já conhecidos, o que aumenta as possibilidades de distribuição aos consumidores que prezam por alimentos com uma melhor qualidade. A Camnpal participa desde o começo do projeto, já que boa parte de seus associados são agricultores familiares, e novas estratégias para agregação de valor ao produto, plantado nas várzeas especialmente da Quarta Colônia.

A ação tem como propósito aumentar o conhecimento da população em relação ao arroz produzido com manejo biológico, para que possam experimentar e apreciar os aspectos que o diferenciam. Dessa forma, o arroz com galinha será servido na PoliFeira do Agricultor, no dia 24 de novembro, às 15:30, no Supermercado Bella Vista, no dia 25, às 17:30, e no Supermercado Royal de Camobi, no dia 26, às 10:30.

(Texto: Júlia Petenon / Edição: Giuliana Seerig. Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico/ PoliFeira do Agricultor)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-6109

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes