Concurso Literário “CARTAS AO POLI”

Culturais Publicado: 18 outubro 2021 - 10:13 Última modificação: 2 agosto 2022 - 15:32 Ouvir

Colégio Politécnico da UFSM - Santa Maria

18/10/2021 00:00 - 07/11/2021 23:59

Proposta

A prática da escrita é fundamental para a formação humana, para o exercício da cidadania, para o exercício profissional, para o exercício das memórias afetivas entre tantos outros exercícios e construções, pois se constitui uma forma privilegiada de desenvolvimento do espírito crítico, da capacidade de interação, de empatia, assim como de criatividade.

E, com o objetivo de fomentar essa prática, foi proposto o projeto Jornal temático a ser desenvolvido pelos estudantes do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM. Neste ano, com a temática principal 60 Anos do Colégio Politécnico da UFSM.

Entre muitas ideias e possibilidades, surgiu a proposta de criação do Concurso Literário “Cartas ao Poli” a fim de que o gênero textual “carta” fizesse parte do jornal; mas, para além disso, que possibilitasse que não só os atuais estudantes do ensino médio participassem com suas produções textuais como também os demais estudantes matriculados, os estudantes egressos e os servidores ativos e inativos tenham a oportunidade de prestar uma homenagem ao Politécnico.

Pretende-se, com isso, fomentar o envolvimento de toda a comunidade Politécnico nesse projeto, dirigindo-se a todos(as) que fazem ou fizeram parte do cotidiano e da história do Politécnico para que compartilhem suas memórias, através de uma carta dirigida à instituição.

A comissão organizadora do Concurso conta com a sensibilização e entusiasmo da comunidade Politécnico para divulgação e participação no “Cartas ao Poli”.

Objetivo

Tem o objetivo de fomentar o exercício de escrita (criativa);  promover o diálogo entre o remetente (participante do concurso) e o destinatário (Politécnico), através da produção de uma carta, dirigida à instituição com o intuito de prestar uma homenagem ao Poli, através desse gênero textual; integrar a comunidade que faz e fez parte da trajetória do Politécnico no projeto jornal temático.

Modalidade / Gênero Textual

Carta

Concurso/Categorias

Poderão participar do concurso:

Estudantes matriculados(as) no Colégio Politécnico da UFSM;

Estudantes egressos(as) do Colégio Politécnico da UFSM;

Servidores(as) ativos(as) docentes e técnico-administrativos do Colégio Politécnico da UFSM;

Servidores(as) inativos(as) docentes e técnico-administrativos do Colégio Politécnico da UFSM.

Premiação e Divulgação

1. Todos os participantes receberão um certificado de participação.
  2. Os trabalhos serão enquadrados em quatro categorias: estudantes matriculados(as) no Colégio Politécnico da UFSM; estudantes egressos(as) do Colégio Politécnico da UFSM; servidores(as) ativos(as) docentes e técnico-administrativos do Colégio Politécnico da UFSM; servidores(as) inativos(as) docentes e técnico-administrativos do Colégio Politécnico da UFSM.
  3. Em cada categoria haverá a seguinte premiação:

O primeiro colocado em cada categoria terá o texto publicado no jornal temático e receberá alguns mimos;

O segundo colocado em cada categoria receberá um mimo e terá seu trabalho exposto na Instituição e divulgado através dos meios de divulgação do Politécnico;

O terceiro colocado terá seu trabalho exposto na Instituição e divulgado através dos meios de divulgação do Politécnico.

1. O júri poderá ainda atribuir menção honrosa aos trabalhos que considere merecedor de tal.
  2. A divulgação dos resultados do concurso literário está prevista para a segunda quinzena de novembro de 2021; os premiados e os demais participantes serão comunicados dos resultados finais do concurso através do e-mail de contato apresentado pelo participante ao preencher a ficha dos dados de identificação necessários para inscrição.

Os prêmios serão entregues no período que antecede o lançamento do Jornal Temático, previsto para dezembro de 2021, em data a ser comunicada aos(às) participantes.

1. Das decisões do Júri não haverá recurso.

Observação: O regulamento completo encontra-se à disposição no site do Colégio Politécnico da UFSM.

Informações pelo o e-mail: projetojornalpoli@politecnico.ufsm.br

Condições de participação no concurso

1. Os participantes devem se enquadrar em uma das quatro categorias apresentadas.
  2. Os textos deverão ser enviados para o e-mail: projetojornalpoli@politecnico.ufsm.br acompanhados de ficha de inscrição devidamente preenchida com os dados do participante: nome completo, endereço, telefone, categoria em que concorre, e-mail para contato e um pseudônimo de identificação.
  3. Os participantes poderão concorrer com apenas um trabalho.
  4. Não é permitido plágio.

Características dos trabalhos

1. Os textos deverão conter um título; enquadrar-se no gênero carta; apresentar uma página, no máximo duas.
  2. Os trabalhos deverão ser individuais e inéditos, conter uma, no máximo, duas páginas formato A4 e tratar da temática proposta.
  3. Deverão ser apresentados digitados, espaços simples, letra Arial, tamanho 12.

Prazo e endereço eletrônico para envio das cartas

1. Serão aceitos trabalhos enviados no período de 18 de outubro a 07 de novembro de 2021, para o e-mail projetojornalpoli@politecnico.ufsm.br e destinados ao Concurso Literário “Cartas ao Poli”.
  2. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estabelecido para o envio.

Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos serão avaliados por um júri constituído por três docentes da área de linguagem: um (01) membro do Politécnico e dois (02) membros externos.

Contato

Projeto Jornal Temático do Ensino Médio do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria

COORDENAÇÃO

Cláudia Letícia De Castro do Amaral