Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Perfil Profissional – Informática

O Técnico em Informática, do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação, caracteriza-se como profissional comprometido com o desenvolvimento social e econômico, respeitando valores éticos, morais, culturais, sociais e com competências profissionais que o qualifiquem a exercer as seguintes funções:

  • Fornecer suporte em utilização de aplicativos de uso geral (editor de textos, planilha eletrônica, software de apresentação e navegadores para a Internet).
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático a partir de pensamentos reflexivos e organizados.
  • Desenvolver algoritmos estruturados;
  • Desenvolver programas através da divisão modular;
  • Utilizar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software;
  • Utilizar estruturas de dados básicas no desenvolvimento de um sistema informatizado;
  • Coletar, organizar e documentar informações para o desenvolvimento de software;
  • Projetar e desenvolver software, empregando técnicas de implementação, manipulação e consulta de informações em banco de dados;
  • Aplicar técnicas de programação orientada a objeto;
  • Desenvolver páginas web estáticas;
  • Desenvolver sistemas para Internet com acesso a banco de dados;
  • Identificar arquiteturas de redes e tipos, serviços e funções de servidores;
  • Instalar e manter cabeamentos estruturados em redes de computadores;
  • Instalar e configurar protocolos de redes de computadores e seus serviços;
  • Identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede;
  • Reconhecer e operar os serviços e funções de sistemas operacionais;
  • Instalar e configurar sistemas operacionais de microcomputadores;
  • Dar suporte na instalação e na implantação de sistemas de informatização de empresas;
  • Identificar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e software, avaliando seus efeitos;
  • Identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos;
  • Configurar e resolver problemas de software básico e utilitário;
  • Identificar, ler e compreender diferentes gêneros textuais autênticos escritos em língua inglesa;
  • Buscar informações de modo a desenvolver a cultura de manter-se atualizado com o estado da arte em Informática.