UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional BRAMEX inscreve até dia 19

Até 19 de outubro estão abertas as inscrições do Programa Brasil – México (BRAMEX) para o primeiro semestre de 2013. O Acordo Específico de Cooperação para Intercâmbio de Estudantes Brasil-México (BRAMEX) é subscrito pela Asociación Nacional de Universidades e Instituiciones de Educación Superior de la República Mexicana (ANUIES) e o Grupo Coimbra de Dirigentes de Universidades Brasileiras (GCUB). A seleção é realizada da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM.

As vagas são as seguintes:

· 1 vaga para o curso de Economia no Instituto Politécnico Nacional;

· 1 vaga para o curso de História na Universidade de Ciencias y Artes de Chiapas;

· 1 vaga para o curso de Relações Internacionais na Universidade Autônoma de San Luis Potosi;

· 1 vaga para o curso de Direito na Universidad Cristóbal Colón;

· 1 vaga para o curso de Letras/Espanhol na Universidad Autónoma de Zacatecas;

Respeitando os critérios do acordo que são: alunos regularmente matriculados; estar cursando a partir do 5º semestre; ter atestado medico de aptidão para viajar; a SAI deverá definir, através de entrevistas, que serão marcadas após o dia 22 de outubro, os alunos que realizarão intercâmbio no primeiro semestre de 2013.

Os critérios de seleção são:

► Analise do currículo LATTES;

► Histórico escolar (excelência acadêmica);

► Serão entrevistados somente os 4º melhores classificados por vaga.

Os interessados devem entregar na Secretária de Apoio Internacional:

►Currículo LATTES impresso;

►Histórico escolar completo;

Os alunos que forem contemplados nesta seleção receberão uma ajuda de custo da UFSM, para custeio de translado, e receberão hospedagem e alimentação custeada pela Universidade de Destino. No entanto, é de responsabilidade dos alunos selecionados realizarem os trâmites e custeio do próprio visto, como também contratar um seguro de acidentes, saúde e vida de cobertura internacional.

O resultado da seleção será divulgado até o dia 29 de outubro próximo e o prazo de entrega de todos os documentos, informados após a seleção, bem como o número do passaporte, deverá ser até dia 1 de novembro para alunos selecionados para o Instituto Politécnico Nacional, e para os demais até dia 15 de novembro.

A Secretaria de Apoio Internacional coloca-se a disposição para orientar sobre intercâmbio no 7º andar, sala 748 do prédio da Reitoria ou através do telefone 3220-8774 ou 3220-8934 e do e-mail sai@ufsm.br.