UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Aulas de cinco cursos do novo Campus de Cachoeira do Sul iniciam no segundo semestre

Em reunião em Brasília, foram garantidos recursos e pessoal para implantação da nova expansão da UFSM

Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Transporte e Logística. Estes serão os cinco primeiros cursos do novo campus da UFSM, que será implantado em Cachoeira do Sul. A definição aconteceu nesta terça-feira (28), em uma reunião do reitor Paulo Afonso Burmann com o setor de Expansão Universitária do Ministério da Educação (MEC), através da garantia de recursos necessários para o feito.

Segundo Burmann, serão disponibilizados aproximadamente R$ 130 milhões para a implantação do novo campus, ao longo de quatro anos, sendo que no primeiro ano, cerca de R$ 18 milhões devem ser investidos.

Nesse primeiro ano, serão oferecidos à comunidade os cinco cursos de graduação citados acima, sendo que Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Transporte e Logística serão no turno da noite, e os demais diurnos, totalizando 200 vagas. As aulas deverão começar no segundo semestre de 2014.

Além do investimento imediato de R$ 18 milhões para a implantação do Campus, foi garantido ainda vagas para docentes e técnico-administrativos. O edital, que deverá ser lançado até a metade de março, será destinado ao preenchimento de 26 vagas para professor e 20 para técnico-administrativos.

Na reunião, estiveram presentes a responsável pelo departamento de expansão do MEC, professora Adriana Weska, o reitor Paulo Burmann, o responsável pela implantação do novo Campus, professor José Mário Soares, o representante da Instituição em Brasília, Edilson Souza, e o coordenador do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFSM, Luiz Fernando Sangói, além do deputado federal Paulo Pimenta (PT).

Demais agendas

O reitor Paulo Burmann esteve reunido também com o presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes), Jesualdo Pereira Farias (UFC), e com o secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antônio de Oliveira, com quem foi discutido o incremento de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).