UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

​Pós em Física promove seminário sobre o telescópio espacial James Webb

"Telescópio espacial James Webb. Nossa futura janela para o universo." Este é o tema de um seminário que o Programa de Pós-Graduação em Física da UFSM promove no dia 23 de abril, às 14h, na sala 1121 do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) – prédio 13 do campus de Santa Maria. O seminário será ministrado pelo pesquisador Luis Colina Robledo, do Centro de Astrobiologia da Espanha.

Identificado como o sucessor do telescópio Hubble, o James Webb será o maior telescópio espacial já construído. O seu lançamento ao espaço está previsto para 2018, abrindo novas possibilidades de exploração do universo. Este é um projeto da agência espacial norte-americana (Nasa), com a participação da Agência Espacial Europeia, da Agência Espacial Canadense e de vários outras instituições da Europa e Estados Unidos.

A palestra na próxima semana vai apresentar uma revisão geral do projeto, seus desafios tecnológicos e suas principais motivações científicas: como as primeiras galáxias se formaram no universo e como os sistemas planetários vieram a existir.

Currículo – Atualmente pesquisador do Centro de Astrobiologia da Espanha, Luis Colina Robledo possui doutorado em astrofísica pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, tendo trabalhado no Space Telescope Science Institute, nos Estados Unidos. Neste instituto, foi investigador de um instrumento de ondas médias de infravermelho, o qual se relaciona com o desenvolvimento do telescópio James Webb. Colina também publicou mais do que uma centena de artigos científicos, sobre temas como núcleos ativos de galáxias (AGNs), galáxias em interação, galáxias luminosas no infravermelho com intensa formação estelar e a conexão entre AGNs e galáxias em processo de formação estelar (starburst).