UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

​Projeto de sustentabilidade da pecuária é desenvolvido na UFSM

Um projeto de sustentabilidade da pecuária baseada em pastagens naturais na região Sul do Brasil é desenvolvido por professores e alunos da UFSM. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o trabalho tem como objetivo avaliar alternativas de manejo pecuário em áreas de preservação permanente.

O projeto se propõe a estudar duas questões: a diversidade de espécies e processos ecossistêmicos e o desempenho produtivo e reprodutivo de novilhas em três alternativas de manejo. A última questão está sendo desenvolvida pela UFSM, que conta com um grupo de pesquisa composto por um bolsista de pós-doutorado, oito alunos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Agrobiologia e Zootecnia, e 15 alunos de graduação dos cursos de Agronomia, Veterinária e Zootecnia.

O professor Fernando Quadros, responsável pelo Laboratório de Ecologia de Pastagens Naturais (Lepan) da UFSM, informa que as três alternativas de manejo que estão sendo estudadas são as seguintes: o pastoreio rotativo baseado no ritmo de crescimento fisiológico das gramíneas mais abundantes na pastagem natural; o pastoreio contínuo com lotação variável para manter uma quantidade de pasto constante para os animais ao longo do ano; o pastoreio tradicional de acordo com a experiência do produtor.

As pesquisas estão sendo realizadas, em parte, na unidade de pesquisa da UFSM inserida no projeto Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (Peld). Nesta unidade, encontra-se uma área de conservação de vegetação natural do bioma pampa, onde durante quatro anos foram desenvolvidas pesquisas sobre a produção de bovinos e 19 anos de estudos da resposta da vegetação.

A evolução das pesquisas não terá apenas importância acadêmica, pois os resultados devem demonstrar aos produtores locais “que é possível realizar um manejo adequado da pastagem natural em áreas de preservação permanente e, por conseguinte, obter resultados adequados de produção animal”, argumenta o doutorando Émerson Soares, integrante do projeto. Ainda de acordo com Soares, “as áreas de preservação permanente, segundo o Código Florestal, são passíveis de serem utilizadas, porém não há uma regulamentação de como realizar essa utilização. Nosso estudo visa propor uma maneira adequada para o uso”.

A prática do projeto está sendo desenvolvida na Estância Cinco Salsos, em Aceguá (RS), onde está previsto o uso de aproximadamente 200 novilhas Hereford fixas nos 140 hectares de área e um número variável de animais que dependerá da quantidade de pasto acumulado. Espera-se atingir a meta de peso corporal e desenvolvimento do trato reprodutivo para o acasalamento das novilhas aos 24 meses de idade.

O grupo de pesquisa também conta com a colaboração dos professores da UFSM Marta Rocha, Luciana Pötter, Adriano Maixner, Gilberto Kozloski e Vicente Silveira. Esta equipe faz parte de uma rede de pesquisa para sustentabilidade da pecuária baseada em pastagens na Região Sul. Também são membros da equipe pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A parceria entre UFSM, Embrapa e UFRGS em projetos de conservação e produção animal em pastagens naturais possui mais de 10 anos. O projeto pode ser consultado na página do Lepan: www.ufsm.br/forrageiras.