UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Projeto Vida Urgente usa o teatro como forma de alerta sobre a violência no trânsito

Um grupo de jovens dentro de um carro, bebendo e se divertindo, rumo a uma festa, à qual entretanto nunca chegarão, pois suas vidas são interrompidas pela combinação entre bebida e direção. Este é o enredo da peça Exército de Sonhos, apresentada na UFSM na tarde de terça-feira (27), no Teatro Caixa Preta. É também a história de inúmeras famílias em todo o Brasil, destroçadas pela violência no trânsito.

A peça é parcialmente inspirada no adolescente Thiago de Mores Gonzaga, que morreu quando o carro em que estava de carona chocou-se contra um contêiner em uma avenida de Porto Alegre. A dor da perda motivou a mãe dele, Diza Gonzaga, a criar uma fundação com o nome de seu filho, com o objetivo de evitar que outras famílias passem pelo mesmo sofrimento.

Em 2014, a fundação completa 18 anos de existência, mesma idade que Thiago Gonzaga tinha quando morreu. Por meio do projeto Vida Urgente, a entidade realiza várias ações de conscientização no trânsito. Desde o início de suas atividades, o teatro é uma das principais formas de comunicação do projeto com o público.

Contando com mais de um milhão de espectadores em 15 anos de existência, a peça Exército de Sonhos, foi a primeira a ser produzida pela fundação. Já foi encenada em várias cidades gaúchas e também em outros estados brasileiros, contando com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Sul.

O espetáculo realizado ontem no Teatro Caixa Preta teve também o apoio da UFSM. A encenação do Exército de Sonhos na universidade foi uma iniciativa do professor Carlos Félix, do Departamento de Transportes. O reitor Paulo Burmann esteve presente no espetáculo. Antes do início da apresentação, ressaltou a importância de atividades de conscientização como esta:

“O fluxo do transporte para entrada e saída do campus certamente impacta muito diretamente no conforto e qualidade de vida das pessoas, e sobretudo na segurança. Em torno de 20 mil pessoas se movimentam diariamente dentro do campus. Este é um volume extremamente significativo que justifica qualquer ação que traga melhorias, que contribua para este processo de segurança”, disse o reitor.

Vida Urgente em SM – Desde 1998, Santa Maria conta com um núcleo atuante do projeto Vida Urgente. O núcleo foi criado pela professora Ceres Zago, do Centro Universitário Franciscano (Unifra), após perder o seu filho Giuliano em um acidente de trânsito. As iniciativas do projeto na cidade podem ser acompanhadas por meio de sua página no Facebook.