UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Problema na RNP prejudica acesso ao site da UFSM

A internet na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ficou inacessível por cerca de cinco horas nesta quarta-feira (4). Conforme o Centro de Processamento de Dados (CPD), a falta de acesso à internet é decorrente de problemas na Rede Nacional de Pesquisa (RNP), também conhecida como rede universitária, pois conecta as instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul. Entre as possíveis causas estão rompimentos nos cabos de fibra ótica. Como o problema é na RNP, o acesso à internet só pode ser restabelecido após o reparo, que independe da UFSM e do CPD.

No Rio Grande do Sul, duas fibras fazem a ligação com o resto da rede (RS-SC, a partir de Florianópolis, e RS-PR, a partir de Curitiba). De acordo com o CPD, esta dualidade existe para que, caso uma das fibras não esteja funcionando, seja possível transferir os dados pela outra fibra. Os problemas de conectividade só acontecem quando as duas fibras apresentam problemas.

Sem conexão à RNP, o site institucional da UFSM e as diversas páginas nele hospedadas ficam indisponíveis aos usuários conectados fora da rede universitária. No entanto, todos os sistemas continuam funcionando normalmente no âmbito da UFSM.