UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Ctism e Politécnico abrem inscrições para cursos técnicos subsequentes EaD

Estão abertas até a próxima quinta-feira (3) as inscrições no processo seletivo para ingresso em sete cursos subsequentes ao ensino médio, oferecidos na modalidade a distância (EaD) pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) e pelo Colégio Politécnico da UFSM. Os cursos são disponibilizados por meio do sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Ao todo, estão abertas 1.200 vagas, distribuídas em 11 municípios. A lista completa de cursos e polos pode ser conferida aqui.

As vagas destinam-se a candidatos que já tiverem concluído o ensino médio no ato da matrícula. Os cursos têm duração de dois anos, incluindo estágio curricular obrigatório ou trabalho de conclusão de curso. As atividades serão desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Eventualmente haverá também aulas presenciais nos municípios-polo.

A inscrição deve ser feita no endereço eletrônico www.ufsm.br/copes. Para realizá-la, é obrigatório que o candidato tenha carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Não será cobrada taxa de inscrição.

Ao candidato é permitida a inscrição em apenas um dos cursos ofertados e em apenas um dos polos de apoio presencial. Se o candidato realizar mais de uma inscrição, prevalecerá a última.

O processo seletivo consiste em sorteio eletrônico, que está marcado para o dia 10 de julho, às 14h, no auditório do Ctism. O sorteio será transmitido ao vivo pela internet, no endereço www.multiweb.ufsm.br.

As listas contendo os nomes dos sorteados serão publicadas em ordem alfabética e de acordo com a opção do candidato na inscrição, respeitando-se a legislação referente à reserva de vagas.

No período de 16 a 18 de julho, os candidatos selecionados devem apresentar a documentação exigida para efetivação da matrícula, sob pena de perder o direito à vaga.

O cronograma completo do processo seletivo encontra-se no edital de seleção, disponível na página www.ufsm.br/copes.