UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

​UFSM apoia catálogo fotográfico de filme da década de 60

A UFSM é apoiadora da publicação de um catálogo fotográfico sobre o filme Os Abas Largas, que está sendo organizada pelo Centro Histórico Coronel Pillar (CHCP), da Brigada Militar. A película, produzida em 1962, retrata a polícia militar da década de 60. Com direção de Sanin Cherques, foi o primeiro longa-metragem produzido em Santa Maria e é considerado o primeiro faroeste do país.

“A UFSM sempre está voltada para a valorização dos aspectos culturais produzidos na cidade e região, as de âmbito nacional e internacional. É reconhecida neste sentido e é papel seu, enquanto academia, estimular atividades que contemplem a diversidade social e cultural”, avalia o assessor de Assuntos Estratégicos do Gabinete do Reitor, Caio Cesar Gomes.

Segundo ele, o apoio da UFSM vai ser efetivado por meio de parceria com vistas à produção de um catálogo informativo sobre a película. A reconstituição da única cópia do filme – realizada no ano passado pela Cinemateca Brasileira de São Paulo – foi decorrente de projeto de mestrandas da Universidade.

“Isto permite que UFSM coloque em prática a valorização dos saberes, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão. Com essa produção pronta, será possível divulgar a película em escolas, contando o momento histórico em que ela foi produzida e, dessa forma, divulgar a nossa produção cultural”, salienta Caio.

Conforme a arquivista e coordenadora técnica do Centro Histórico Coronel Pillar, Maria Cândida da Silveira Skrebsky, o apoio da UFSM e demais entidades é de grande importância, mas são necessários mais apoiadores para viabilizar o projeto.

O catálogo fotográfico sobre Os Abas Largas vai incluir uma cópia do filme, além de cerca de 60 fotos e artigos sobre cinema e história, inclusive de professores da UFSM. O lançamento deve ocorrer ainda no segundo semestre deste ano.

Ricardo Bonfanti