UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

​’Viva o Campus’ tem início neste final de semana

O programa Viva o Campus foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (4), no Salão Imembuí. O programa pretende articular um conjunto de ações com vistas a acolher a população que frequenta o campus nos finais de semana. As primeiras atividades estão previstas já para este sábado (6) e domingo (7). Entre os destaques, haverá apresentação de bandas. A programação do mês de setembro pode ser conferida aqui.

Durante a solenidade, a pró-reitora de Extensão, Teresinha Heck Weiller, destacou que, entre os objetivos do programa, estão potencializar as habilidades e experiências da Instituição nas suas áreas de atuação, mediar práticas educativas com a comunidade que frequenta o campus nos finais de semana e incentivar a participação cultural e artística, bem como divulgar as atividades desenvolvidas no âmbito da UFSM no cenário local e regional. "O Viva o Campus é um dos dispositivos para ampliarmos o diálogo com a comunidade", afirmou.

O programa prevê a realização de atividades variadas nas áreas da saúde, educação, lazer e cultura nos finais de semana com tempo bom. A programação contará com a presença de acadêmicos das áreas da Educação Física e da saúde, tendo em vista os visitantes que praticam esportes.

Também estão previstas oficinas de contação de histórias para o público infantil, feira de trocas solidárias, exposição de veículos antigos, entre outras. Em algumas datas serão realizadas atividades especiais, como uma mateada comemorativa ao Dia do Gaúcho, em data a definir.

A pró-reitora destacou que o programa tem caráter experimental, e a programação poderá ser revista a qualquer momento, dada sua dependência a vários fatores, como por exemplo as condições climáticas, bem como está aberto à colaboração de todos. Também disse que a intenção é, gradativamente, realizar atividades voltadas à comunidade nos demais campi da Instituição.

O reitor, Paulo Afonso Burmann, salientou que a ideia do programa surgiu da comunidade, que costuma ocupar o espaço público da UFSM aos finais de semana. A este movimento espontâneo, procurou-se oferecer um conjunto de condições para que o espaço fosse melhor ocupado, sem intervenções, apenas propiciando melhorias. "Desejo que o Viva o Campus seja uma ação da Universidade que proporcione mais uma via de integração com a comunidade", afirmou Burmann.

Durante a solenidade, que teve apresentações musicais, foi apresentada a marca do programa, criada por uma acadêmica de Publicidade e Propaganda. Também participaram da solenidade o vice-reitor, Paulo Bayard, o coordenador de Eventos e Difusão Cultural da PRE, Ascísio dos Reis Pereira, a secretária de Cultura do Município, Marília Chartune, e a comunidade acadêmica em geral.

O Viva o Campus é uma ação da Pró-Reitoria de Extensão e Gabinete do Reitor, com apoio de pró-reitorias e diversos setores da instituição.

As atividades previstas poderão ser acompanhadas no site da PRE. Mais informações pelo e-mail vivaocampusufsm@gmail.com.

Programação prevista:

- Incentivo a práticas responsáveis de esportes, proporcionando a mediação entre acadêmicos do curso de Educação Física e usuários da pista de caminhada e dos aparelhos de ginástica, a realizar-se em condições climáticas favoráveis, em todos os sábados e domingos, a contar do lançamento do programa;

- Oficinas de leitura e contação de histórias, a serem realizadas um final de semana por mês;

- Incentivo a bons hábitos de saúde, por meio da mediação entre estudantes das áreas de saúde e da Residência Multiprofissional e visitantes do campus, a realizar-se, pelo menos, um sábado por mês;

- Apresentação mensal do Projeto Equoterapia (exibição de saltos da Escola de Equitação) no campus, a ser realizada no último domingo de cada mês;

- Exposição da Associação de Veículos Antigos, a ser realizada nos terceiros domingos de cada mês;

- Ações artístico-culturais, a serem realizadas pelo menos um domingo por mês, a partir de setembro;

- Parceria com a Incubadora Social, visando viabilizar um programa de troca solidária, com atividades aos domingos.