Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

​Infantuna apresentou o folclore luso ao público de Santa Maria e Palmeira das Missões

O grupo Infantuna atravessou o Atlântico para apresentar à comunidade acadêmica da UFSM um fenômeno cultural característico do ambiente estudantil de Portugal: as tunas acadêmicas. Vestindo capas pretas, os acadêmicos/músicos da cidade de Viseu encantaram o público tocando ritmos do folclore lusitano e interpretando também temas latinoamericanos.

A primeira apresentação foi na terça-feira (9), na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões. No dia seguinte (10), em Santa Maria, o Infantuna proveu um fundo musical diferenciado ao almoço no Restaurante Universitário. Não se importando com a chuva, percorreram o trajeto até a reitoria sem parar de tocar e cantar, animando os funcionários com uma apresentação no hall do prédio. A música prosseguiu à noite, com um espetáculo no Theatro Treze de Maio. Em meio à plateia lotada, estava a vice-cônsul de Portugal, Adriana Ribeiro, que veio de Porto Alegre especialmente para o show.

Nas viagens a Santa Maria e Palmeira das Missões, o Infantuna contou com o auxílio da equipe da Pró-Reitoria de Extensão, incluindo a pró-reitoria Teresinha Weiller, que se encarregou de introduzir os músicos portugueses ao público das duas cidades antes de cada apresentação. O sucesso com o público animou o Infantuna a querer voltar em breve à UFSM para realizar novos espetáculos.

Mais informações sobre o Infantuna encontram-se no endereço www.infantuna.pt e em sua página no Facebook.