Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

​Reitor faz avaliação de 2015 e manifesta otimismo para o próximo ano

Em entrevista à Rádio Universidade na manhã desta quarta-feira (30), o reitor, Paulo Afonso Burmann, fez um balanço de 2015 e manifestou otimismo em relação ao próximo ano.

Burmann lembrou que a questão orçamentária exigiu esforços desde o início do ano, já que o contingenciamento vinha desde o segundo semestre de 2014. A dois dias da virada, a situação ainda persiste. Mesmo com as dificuldades, porém, foi possível, graças ao trabalho de todos, manter um equilíbrio ao longo do ano.

"O que conseguimos ao longo do ano tem que ser creditado ao conjunto de esforços dos servidores e estudantes e também à comunidade externa", salientou Burmann.

Nos momentos mais críticos, foi priorizado o pagamento de funcionários terceirizados. Outro ponto destacado foi que nenhuma obra teve de ser interrompida – a não ser devido a problemas relativos às empresas ou a processos licitatórios, como a CTI do Hospital Universitário (Husm), que deverá ser retomada nos primeiros meses de 2016.

Mesmo com as dificuldades, o reitor citou ações importantes desenvolvidas em 2015, como o avanço significativo na política de atenção ao estudante, com 240 vagas de moradia sendo criadas; a consolidação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), com inúmeros projetos em desenvolvimento; programas como o Viva o Campus, que propicia atividades à comunidade; a construção da primeira fase da pista multiuso no campus central, com a conclusão e disponibilização de bicicletas aos usuários em 2016; as discussões relativas à Estatuinte; convênios que fortalecem o processo de internacionalização; e a consolidação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo listão, integrado ao Processo Seletivo Seriado, deve sair em janeiro.

Em 2016, importantes projetos devem ter andamento, como a continuidade das tratativas para pavimentação do acesso pelo Pains, a implantação de um núcleo de monitoramento meteorológico, a implantação do Sistema Glonass, a criação do campus de Frederico Westphalen (a exemplo do que já ocorreu em Palmeira das Missões), a continuidade das obras do campus de Cachoeira do Sul, entre outros.

No próximo ano também deverá ter continuidade o processo de qualificação dos cursos de graduação e pós-graduação, com novos sinais de recuperação dos índices de qualidade da UFSM. "A Universidade está ocupando a 16ª posição, segundo dados do Inep. Temos margem para avançar muito mais, e vamos avançar. Todas as estratégias estão sendo montadas para que a qualidade seja a tônica de todas as nossas ações", afirmou Burmann.

Com o compromisso do MEC de que o orçamento da UFSM não será contingenciado em 2016, especialmente em função das demandas geradas pela expansão, a expectativa do reitor é otimista. "Esperamos 2016 com mais tranquilidade e segurança para que possamos levar em frente os nossos projetos, que não são poucos", ressaltou Burmann.

Conduzido pela jornalista Graziela Braga, coordenadora de Comunicação Social da UFSM, o quadro "Conversa com o reitor" vai ao ar nas quartas-feiras, às 8h30min, no programa Redação Aberta, apresentado por Cândido Otto da Luz.

Ouça a entrevista completa: