Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

​Linha do tempo ilustra a construção do PDI 2016-2026

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM que ficará vigente de 2016 a 2026 está em construção desde novembro do ano passado. O documento deve ser concluído no final do segundo semestre.

O PDI é o documento que identifica e norteia o que é desenvolvido em uma instituição de ensino. Diz respeito à filosofia de trabalho, à missão e às atividades acadêmicas realizadas ou pretendidas. Desta forma, serve de base para o planejamento como um todo, guiando o trabalho dos cursos, centros de ensino, departamentos e programas. Além disso, é o instrumento que o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos de controle utilizam para avaliar a instituição.

A elaboração do novo PDI é desafiadora e exige mais tempo e trabalho se comparada à dos planos anteriores. Isso porque, desde o início do processo, são aplicadas pesquisas e enquetes à comunidade, as quais precisam ser avaliadas e sistematizadas. Além disso, com o aumento da vigência do documento de cinco para dez anos, se faz necessária a realização de reuniões periódicas com os membros das comissões temáticas, central e executiva, para melhor estabelecer os rumos da Universidade.

Nesta fase de planejamento, os capítulos específicos do PDI 2016-2026 são elaborados com base nas informações coletadas até agora. Em outubro, o documento será divulgado e poderá ser apreciado pela comunidade.

Durante os meses de novembro e dezembro, ocorrerá a votação do documento por parte do Conselho Universitário (Consu). Se aprovado, o novo PDI entra em vigência no início do primeiro semestre de 2017.

Para evidenciar o caminho percorrido até aqui na construção do PDI 2016-2026, a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), em parceria com a Facos Agência, produziu uma linha do tempo ilustrativa, que pode ser conferida ao lado.

Texto: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti