UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

​Centro de Ciências da Saúde ganhará novos prédios

Diversas obras estão em andamento no campus central da UFSM. Além da construção das calçadas com acessibilidade e do novo trecho da pista multiuso, mais de 50 prédios estão em finalização. Dois deles serão destinados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A Odontologia é uma das beneficiadas. O novo prédio do curso, orçado em mais de R$ 10 milhões, deve ser concluído em dezembro de 2016. Com isso, as turmas, que atualmente têm aulas a partir do 3º semestre do curso no prédio da antiga Reitoria, no centro de Santa Maria, serão transferidas em sua totalidade para o campus. A coordenação do curso também virá para a nova estrutura. Conforme o pró-reitor de Infraestrutura da UFSM, Eduardo Rizzatti, a mudança deve ocorrer no início do próximo ano.

Segundo o coordenador do curso de Odontologia da UFSM, Renésio Grehs, a nova estrutura dispõe de equipamentos melhores, salas para aulas teóricas e laboratórios mais espaçosos. “Esperamos que a Odontologia realmente tenha no campus uma melhor e mais ampla integração com toda área da saúde e outras afins”, comenta Grehs.

O Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) também terá nova sede a partir do próximo semestre. Uma parte do prédio, que vinha sendo construída há mais tempo, deve ser finalizada dentro de um mês. O valor investido foi de cerca de R$ 3,2 milhões. O restante da obra deve ficar pronto até o fim do ano. No momento, é feito o orçamento para climatizar o ambiente.

O SAF é a clínica escola do curso de Fonoaudiologia. Neste serviço, uma equipe multidisciplinar proporciona infraestrutura às disciplinas de avaliação e fonoterapia dos distúrbios de linguagem, voz, audiologia e audiologia educacional.

São realizados atendimentos à comunidade, desde o bebê até o idoso. Os interessados devem marcar um horário para uma primeira entrevista e breve avaliação, que permite confirmar a demanda e fazer o encaminhamento ao que é necessário ao paciente. Os atendimentos podem acontecer com frequência de uma a duas vezes por semana a depender da necessidade de cada caso.

Segundo a diretora do SAF, Ana Paula Ramos, a vinda para o campus é positiva, pois melhorará a integração do serviço com o Husm, devido à proximidade física. “Teremos como oferecer maior conforto em instalações mais amplas e novas. Também teremos como pleitear mais equipamentos já que o espaço mais amplo permitirá a melhor distribuição de alguns laboratórios”, explica Ana Paula.

Texto: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Foto de capa: Rafael Happke

Edição: Ricardo Bonfanti