Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Transparência na gestão do recurso público esteve entre os assuntos de Simpósio

O 1º Simpósio Internacional em Gestão Pública, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP), e a Semana do Servidor Público, promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), terminaram nesta quarta (26)

O simpósio, que teve como temas "inovação, transparência e valorização do servidor", foi voltado ao público acadêmico e também à comunidade em geral. Foi inciado na segunda (24) pela manhã com uma palestra chamada “o papel das Universidades Públicas na Gestão Pública Integrada”, ministrada pelo professor Osvaldo Caballero, que atua como vice-reitor da Universidade Nacional del Este. Ele contou um pouco sobre as leis que regem as universidades públicas no Paraguai e quais são as formas de ingresso nelas. No início da tarde, houve uma apresentação da Orquestra de Cordas da UFSM. 

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas, Breno Augusto Diniz Pereira, comentou a importância de eventos como este para discutir os desafios da gestão pública e manifestou o desejo de dar continuidade ao Simpósio. O vice-reitor, Paulo Bayard Dias Gonçalvez, parabenizou os servidores: “O servidor público tem a coragem de renunciar interesses pessoais pelo bem coletivo". Durante o evento, servidores da UFSM mestrandos e mestres da pós-graduação em gestão pública apresentaram trabalhos finais e projetos que contribuíram para melhora da universidade.

A importância da transparência na gestão pública

A diretora do CE, Helenise Sangoi Antunes, explica que, apesar de perdemos a esperança com a política e a gestão do dinheiro público frequentemente, há quem faça uso honesto e transparente dele. É com essa intenção que foi criado um software livre para informar ao público interno e externo como é administrado o dinheiro do Centro de Educação. O departamento é o primeiro a ter um portal de transparência na UFSM. 

Em sua palestra, denominada “A Inovação e a Transparência na Gestão Pública: Um Estudo de Caso”, a professora comentou quais são os ganhos com ele e como ele pode servir de exemplo para outros departamentos. Explicou que o dinheiro público se reflete em gastos com manutenção da universidade, bolsas-formação, práticas coletivas ou solidárias, entre outros. Além disso, destacou que há escolas que procuram a assessoria do Centro de Educação para também desenvolverem um Portal de Transparência. “Queremos que a prática de gestação pública não fique reduzida apenas ao nosso centro, e sim que se espalhe por todos os departamentos e instituições do país”, explica, animada.

O reconhecimento pelo Portal de Transparência

O Concurso de Boas Práticas da CGU tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas de órgãos públicos que visem à melhoria da gestão. Primeira unidade da UFSM a criar uma ferramenta de controle orçamentário em tempo real, o CE concorre com sete outros entes públicos na categoria Fortalecimento de Controles Internos. “Estamos muito felizes porque os avaliadores elogiaram nossa gestão. Isso é possível, embora vejamos, às vezes, universidades que praticam desvio de dinheiro”, explica a professora. O 1º Simpósio Internacional em Gestão Pública e a Semana do Servido terminaram nesta quarta-feira.

Texto: Bruno Steians, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias