UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

​Estatuinte da UFSM avança fases

O processo de construção da Estatuinte da UFSM avança a novas etapas. Nas últimas reuniões, os delegados definiram os eixos temáticos que nortearão as próximas discussões e aprovaram o regimento do Congresso Estatuinte. Agora, outros assuntos entram em pauta, seguindo a metodologia e o calendário estabelecidos.

A Estatuinte vem sendo planejada desde abril de 2014. Os trabalhos foram intensificados neste ano e devem ser concluídos até dezembro. Este é o principal documento regulamentador que caracteriza a identidade da UFSM em relação à denominação, localização, natureza jurídica, foro, objetivos, fins, organização, gestão administrativa, duração e patrimônio constitutivo. O documento é construído coletivamente pelas comunidades acadêmica e externa à Universidade.

Na última sessão plenária, o regimento do Congresso Estatuinte foi debatido e aprovado pelos delegados. O próximo passo será dado nesta terça-feira (1º), às 13h30min, no Auditório Flávio Miguel Schneider, localizado no prédio 42, do Centro de Ciências Rurais (CCR). Na ocasião, a mesa diretora definitiva e a equipe que coordenará as comissões temáticas serão eleitas.

A partir de então, os cinco eixos temáticos, que já foram definidos, entrarão em debate:

Eixo 1 – Princípios, fins, objetivos e concepções de Universidade;

Eixo 2 – Estrutura organizacional e do funcionamento da Universidade;

Eixo 3 – A organização do ensino, da pesquisa e da extensão;

Eixo 4 – A constituição da comunidade universitária;

Eixo 5 – Humanidade, sustentabilidade e internacionalização da Universidade.

Cada comissão temática terá uma coordenadoria, uma secretaria e uma relatoria. Na fase das conferências sobre os eixos, os delegados realizarão discussões sobre as temáticas presentes no atual Estatuto da UFSM e outras pautas solicitadas por qualquer organização ou entidade interna ou externa à Universidade.

Texto: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti