Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Labinter abre nesta quarta-feira a mostra “Arte.Topologia.Tecnologia”

“Arte.Topologia.Tecnologia” consiste na mostra anual do Laboratório Interdisciplinar Interativo (Labinter), a qual será aberta nesta quarta-feira (9), às 17h, na Sala Cláudio Carriconde, localizada no Centro de Artes e Letras (CAL) – prédio 40 do campus de Santa Maria. A mostra, nesta edição, traz um conjunto de obras que exploram topologias em diversas linguagens ligadas ao campo da arte e tecnologia, resultantes das pesquisas em processo ao longo de 2016.

A exposição contempla três momentos distintos: exposição da produção recente do laboratório, que acontece na Sala Cláudio Carriconde; Mostra Topologia Fulldome, no Planetário da UFSM; laboratórios de criação, palestra e encontro. Todos os eventos são abertos ao público em geral. As obras que serão expostas são as seguintes:

Dialografias Sonoras, de Andréia Oliveira, Alexandre Montibeller, Bárbara Pereira, Cristiano Figueiró e Evaristo do Nascimento;

Transhabitat, de Matheus Moreno e Fabio de Almeida;

#Rede_em_Rede, de Tatiana Guerche;

Compartilhar, de Kalinka Mallmann;

Luminescências, de Muriel Paraboni e Evaristo do Nascimento;

#CoTch1Di4nO, de Alexandre Montibeller, Eduardo Custodio, Evaristo do Nascimento, Indira Zuhaira e Tideh Azevedo;

Abandonados, de Bárbara Pereira e Matheus Moreno;

Batucada Genial Vol. 02, de Marcelo Birck;

Precursor Sombrio, de Alberto Semeler;

LOCKEY, de Cássio Machado, Eduardo Custodio, Giana Bonilla, João Krum, Julio Pinto, Matheus Zanini e Matheus Pacheco.

Realizada em paralelo, a Mostra Topologia Fulldome é resultado da participação do Labinter desde 2015 no projeto Taller Fulldome – Undestanding Visual Music, realizado pela Universidad Nacional de Tres de Febrero e pelo Planetário Galileo Galilei, de Buenos Aires, sob a coordenação do professor Ricardo Dal Farra. Os trabalhos que serão expostos no Planetário da UFSM foram selecionados por jurados da Argentina.

A mostra do Labinter trouxe também a palestra do professor Alberto Semeler, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que teve como tema “As descobertas científicas sobre o cérebro, a invenção de dispositivos tecnológicos e suas possibilidades nas artes”, A programação conta ainda o Laboratórios de Videoarte e Edição em Premier, a ser ministrado de 16 a 18 de novembro pelo mestrando da UFSM Muriel Paraboni. Como encerramento, haverá um encontro e bate-papo com os artistas/pesquisadores do Labinter, com mediação da professora Andreia Machado Oliveira, coordenadora do laboratório.