UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Prédio da Antiga Reitoria recebe novo sistema de vigilância

Na última semana, a sala do Diretório Livre do Direito (DLD) da UFSM, localizada no prédio da antiga Reitoria, no centro de Santa Maria, foi, novamente, alvo de manifestações de ódio e preconceito. Desta vez, frases de cunho racista, dirigidas a dois estudantes negros, foram escritas nas paredes da sala. O episódio se soma ao caso anterior, registrado em agosto, quando uma suástica havia sido desenhada no mesmo local, em apologia ao nazismo. Na quinta-feira (21), a Universidade deu início à substituição e ampliação do sistema de vigilância do prédio da Antiga Reitoria. O terceiro andar, onde está situada a sala do DLD já conta com novas câmeras instaladas.

“Esta é uma situação muito grave. Trata-se de um episódio explícito de racismo, de intolerância, de ódio, que precisamos combater com todas as ferramentas que estiverem ao nosso alcance, para excluirmos, definitivamente, do nosso dia a dia atitudes como essa”, afirmou o reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, em entrevista ao programa Editoria 292, da Rádio Universidade, nesta quinta-feira (21). Para o reitor, o ataque direcionado aos dois estudantes negros foi também um ataque à Universidade e às políticas afirmativas de inclusão. Lamentando o ocorrido, o reitor, contudo, garantiu que a Instituição não pretende recuar em seu posicionamento no que se refere às ações afirmativas de inclusão: “Estamos assumindo essa política por entendermos a sua importância e por entendermos que a universidade precisa ser uma referência no que toca às políticas de ações afirmativas e ações inclusivas”.

Burmann relatou que esteve em contato com os dois estudantes mencionados nas frases de ódio, colocando a estrutura da Universidade à disposição, principalmente para atendimentos psicológicos e psicopedagógicos. Além disso, a UFSM vem acompanhando e colaborando com as investigações conduzidas pela Polícia Federal, visando à identificação dos responsáveis. “Conversamos com os dois estudantes com a consciência de que não teríamos a solução imediata, de que nada do que nós pudéssemos falar resolveria esse problema, então, o que podemos fazer num cenário como esse é facilitar o processo de investigação, de identificação do ou dos responsáveis para que possamos, a partir do inquérito instaurado pela Polícia, chegarmos à responsabilização dos agressores”, explicou o reitor.

No âmbito administrativo, a Reitoria da UFSM acolheu uma denúncia registrada na Ouvidoria e está instruindo a abertura de um Processo Administrativo e o encaminhamento à Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (Copsia) para uma investigação interna preliminar. O reitor acrescentou, ainda, que já estão sendo tomadas medidas para reforçar o sistema de vigilância no prédio: “A antiga Reitoria já estava na iminência de receber um tratamento desta ordem, mas esse episódio lamentável precipitou nossa decisão de instalar lá um novo sistema de câmeras”.

Na quinta-feira (21), foram substituídas as câmaras de vigilância do hall de entrada do prédio da Antiga Reitoria e instaladas novas câmeras no prédio, inclusive no andar onde está localizada a sala do DLD. De acordo com o pró-reitor de Infraestrutura, professor Eduardo Rizzatti, a instalação ou substituição de câmeras nos demais pavimentos deve ser finalizada até a metade da semana que vem. As imagens serão transmitidas diretamente para a Central de Monitoramento, onde já é feito o acompanhamento do sistema de segurança 24 horas por dia.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor