Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Atitude Empreendedora: o estímulo a novas ações

A premiação conquistada por acadêmicos da UFSM com o projeto Lunix revela um trabalho em conjunto que vem sendo desenvolvido na Universidade. A implementação da disciplina optativa “Atitude Empreendedora” vem possibilitando a execução de vários projetos pelos alunos por meio da liberdade no desenvolvimento de novas ações. Em dois anos, já são 30 cursos beneficiados com a disciplina e alguns projetos desenvolvidos.

Logo após a criação da Agittec, há dois anos, houve a necessidade de aprimorar o perfil de formação dos alunos. Dessa forma, um pedido da administração central da UFSM foi encaminhado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) para que o empreendedorismo fosse inserido nos cursos de graduação. Na busca por um servidor que pudesse estar à frente deste trabalho, foi escolhido o professor Ítalo Minello, do curso de administração, que elaborou um projeto para abranger toda a universidade.

A proposta ganhou amplo apoio da Prograd, em especial da professora Martha Adaime, pró-reitora de Graduação, que deu o aval positivo para que fosse implementada. “O projeto era muito mais do que fazer uma disciplina por professores de administração. O projeto era se inserir nas diversas áreas da universidade, buscar parceiros nas diferentes áreas e construir as disciplinas juntamente com os parceiros”, relata.

Para que as disciplinas fossem construídas, o professor Ítalo, junto ao seu grupo de pesquisa, realizou um levantamento de informações entre alunos da graduação, a fim de descobrir os professores que realizam um trabalho diferenciado na visão dos estudantes. Junto a esse banco de dados, o professor reuniu os projetos registrados pelos docentes, além das disciplinas por eles já ministradas.

Na visão da professora Martha, que acompanhou o andamento de perto, o projeto cresceu de forma exponencial em pouco tempo. “Onde ele (Ítalo) prospectava pessoal e ia até o local, a ideia imediatamente era absorvida. As pessoas sentiam falta de fazer algo assim e precisavam de um apoio da administração para isso” comenta. Em pouco mais de um ano, a Prograd já havia cadastrado quase 40 disciplinas curriculares de graduação (DCG) em diferentes áreas.

A prática desenvolvida nas salas de aulas

Reunido com aqueles que tiveram interesse em somar ao projeto, o professor ítalo montou uma capacitação docente com duração de 16 horas. Ao final do treinamento, as disciplinas foram criadas. “Uma disciplina é diferente da outra, porque é direcionada para a área e quem determina a direção da disciplina é o aluno. O professor dá a orientação para esse aluno”, comenta o professor Ítalo.

O projeto tem o objetivo de fomentar nos alunos a atitude empreendedora, para que eles possam inovar das formas mais diversas. As disciplinas são geralmente ministradas por professores de diferentes áreas a fim de desenvolver e ampliar o “olhar empreendedor”. O professor Hélio Hey, que coordenou o projeto premiado, destaca a importância da disciplina em estimular a mudança de pensamento nos alunos. “Eu acredito que a atitude empreendedora não é simplesmente empreender economicamente, mas empreender na vida, buscar sentido, razão, buscar o objetivo da sua existência e o que se está fazendo para colaborar com um mundo melhor. É uma disciplina que tem tudo a ver para trazer esse questionamento”, destaca.

Nas aulas, os professores oportunizam aos alunos o contato com profissionais de diversas áreas, conforme comenta o estudante de engenharia de controle e automação Jader Stefanello. “Essa disciplina é fundamental, pois é uma das únicas que te faz pensar “fora da caixa”, que instiga a pensar além e querer mais, já que o empreendedorismo não é uma profissão e sim uma forma de pensar”, salienta.

As informações levantadas ainda não contemplam todas as áreas, afinal são 118 cursos de graduação presenciais. Neste projeto, os campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões já receberam visitas do professor. Além disso, através do projeto, são apurados a intensidade das características empreendedoras de cada aluno participante.

Fora dos “muros” da universidade

O trabalho desenvolvido pelo projeto transcende a universidade e contempla escolas da cidade. Um dos exemplos é o “Desafiando Limites”, evento que está na segunda edição e ocorre no dia 7 de dezembro. O evento será realizado com escolas do ensino básico e contará com diversas atividades no campus.

Apesar do projeto já englobar metade da Universidade, e escolas além dela, o professor Ítalo comenta que é só o início de uma caminhada sem fim. “É a Prograd fazendo diferente na pessoa que vai entrar na universidade. É o jovem que vai prestar o Enem, o vestibular. Acho que isso vai fazer muita diferença amanhã nos alunos aqui dentro”, avalia.

Resultado de projetos

Através da disciplina, os alunos tiveram a possibilidade de colocar em práticas as suas ideias. Dentre elas estão O clube de Pôquer da Estatística – UFSM, criado pelo professor Denis Altieri, em conjunto com os alunos, no qual promoveram um campeonato de pôquer para aplicar os conhecimentos estatísticos no torneio; e o projeto Lunix, que economiza 40% de iluminação pública e privada.

Em fevereiro deste ano, foi publicado o livro ”Educação empreendedora: características e atitudes” pelos professores Cristiane Krüger e Ítalo Minello. Além disso, o professor Ítalo já participou de palestras e eventos, nos quais compartilhou as práticas já experienciados. “Na minha visão, o que tava faltando era somente essa semente, porque o terreno é muito fértil. Ele é tão fértil que a gente teve vários resultados e está aí com DCGs para serem criadas a qualquer momento”, relata a professora Martha.

Para a realização do projeto, o professor frisa o apoio recebido dos servidores da Prograd, do grupo de pesquisa e dos docentes que ministram a disciplina.“Não tem dinheiro no mundo que pague a satisfação. Talvez eu tenha sido o mais beneficiado de todos com esse projeto, porque não foi uma coisa simples, fácil, mas, ao mesmo tempo, foi um conjunto de várias pessoas que proporcionaram com que o aluno pensasse diferente e criasse uma coisa para si”, comenta Ítalo que destaca que o papel dos professores é transformar, não só o aluno, mas a eles próprios.

Texto: Gabrielle Ineu Coradini, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo