UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

​Letreiro instalado junto ao arco da UFSM presta homenagem ao reitor fundador

Foi descerrado, em uma cerimônia oficial, na manhã desta sexta-feira (15), o letreiro que dá nome ao campus sede da UFSM, em Camobi. Instalado junto ao arco de entrada, ao lado do brasão da Universidade, o letreiro “Cidade Universitária – Prof. José Mariano da Rocha Filho”, presta homenagem ao reitor fundador da UFSM. Estiveram presentes na cerimônia, o reitor, professor Paulo Afonso Burmann, o vice-reitor, professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, o ex-reitor, professor Paulo Jorge Sarkis, e os familiares do reitor Mariano: a professora Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, a diretora do Museu Educativo Gama d’Eça, Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte, e o engenheiro agrônomo Patrício Augusto Mariano da Rocha.

Originalmente denominado de “Cidade Universitária”, o campus da UFSM foi rebatizado em outubro de 1973, quando foi acrescentada a homenagem, prestada pelo Conselho Universitário, a seu idealizador e primeiro reitor. A placa inaugurada na época, e que permanece no mesmo local, enfatizava o reconhecimento e sentimento de gratidão da comunidade universitária ao seu primeiro reitor. Na ocasião, o então vice-reitor, professor Helios Homero Bernardi, lembrou a corajosa afirmação do reitor José Mariano da Rocha Filho ao olhar o descampado da coxilha, onde hoje está instalado o campus da UFSM: “Nós vamos construir aqui a cidade universitária”.

Durante a cerimônia de descerramento, representando os familiares do reitor Mariano, a professora Eugenia Barichello agradeceu à gestão pela homenagem, afirmando esperar que o letreiro ajude a dar visibilidade ao nome do campus, fazendo com que este seja mais empregado no cotidiano da universidade, como uma forma de reconhecimento ao trabalho do reitor Mariano.

“Cabe a nós, na data de hoje, simbolizarmos todos os esforços e superação das dificuldades que vencemos todos esses anos sempre com o brio, a energia e a presença permanente da figura do nosso reitor fundador. É o estímulo para que sigamos em frente”, argumentou o reitor Paulo Burmann, enfatizando a importância do reconhecimento aos esforços e o trabalho do professor Mariano para a instalação de uma universidade pública em Santa Maria. O reitor ainda destacou a atualidade do projeto desenvolvido pelo reitor fundador que, hoje, embasa a elaboração Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Logo após, também foi descerrada a placa da Pista Multiuso – Fase 1. Com cerca de 3 quilômetros de extensão e 3 metros de largura, a primeira fase da pista conecta a ciclovia da Avenida Roraima à Reitoria da UFSM, passando pelos diversos centros de ensino, Restaurante Universitário e Biblioteca Central. A estrutura foi concebida com o objetivo de promover a mobilidade alternativa, bem como a prática de atividades de lazer e recreação no campus.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Fotos: Mariana Flores