UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Reitores entregam carta de reivindicações para pré-candidato à presidência

Dando início à série de encontros com os pré-candidatos à presidência da República, reitores e dirigentes de Universidades e Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul entregaram uma carta de reivindicações ao pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta terça-feira (20). A reunião de trabalho contou com a participação dos reitores da UFSM, Paulo Afonso Burmann; da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giollo; do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Carla Comerlato Jardim; do Centro de Ensino Superior Rio-Grandense, Rafael Rossetto; do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), José Eli Santos dos Santos; e do representante do reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Cristian Wittmann.

O reitor da UFSM fez a abertura da reunião, entregando para Lula a carta de reivindicações sobre educação, ciência e tecnologia assinada por todas as Universidades e Institutos Federais gaúchos. Burmann demonstrou preocupação com os constantes cortes de verbas federais para investimentos em educação, que comprometem o planejamento das instituições de ensino e refletem-se diretamente na economia do Estado. O reitor lembrou ainda que os cortes prejudicam a continuidade e o avanço dos projetos de pesquisa e extensão, bem como as políticas de assistência estudantil, responsáveis por garantir o acesso e a permanência dos estudantes nas Universidades.

Alinhada às diretrizes defendidas pela a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), a carta de reivindicações demanda garantias e a priorização do financiamento do sistema público de educação superior do país, com investimentos contínuos e crescentes. A carta pode ser acessada na íntegra aqui.

O documento elenca nove propostas que pedem: 1) a continuidade de projetos e obras pactuadas com o Ministério da Educação; 2) a recomposição dos orçamentos em consonância com a expansão do sistema público de educação; 3) o respeito à autonomia das instituições e de seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs); 4) um novo projeto de expansão do sistema federal, considerando a formação global dos estudantes; 5) a atualização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES); 6) a recomposição dos orçamentos das agências de fomento para a pós-graduação, pesquisa e inovação; 7) a continuidade e a expansão do Programa de Apoio à Pós-Graduação das Universidades Federais; 8) o fortalecimento dos investimentos nas IFES destinados à inovação tecnológica, internacionalização, formação de professores e educação a distância; e 9) a atenção ao quadro de pessoal das IFES, projetando a criação de cargos de professores e pessoal técnico-administrativo, conforme as pactuações e as necessidades das instituições.

Em seguida, manifestaram-se a reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, em nome dos institutos federais; e o reitor da UFFS, Jaime Giollo, pelas Universidades. Ambos reconheceram a importância das políticas de expansão e interiorização do ensino público federal desenvolvidas na última década. Já o deputado federal Paulo Pimenta, representando os deputados federais, estaduais e vereadores presentes, relembrou a criação dos campi e a execução de obras nas Universidades.

A ex-presidenta Dilma Rousseff manifestou-se na sequência enfatizando a importância dos investimentos em educação. “Educação de qualidade é cara. Muitos dizem que vão fazer mais com pouco. Isso é uma falácia”, afirmou Dilma. Encerrando o encontro, o ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva relembrou os investimentos em educação e as políticas de acesso aos estudantes durante a expansão das universidades públicas. “Não há exemplo na história da humanidade de um país que tenha se desenvolvido sem ter investido em educação”, disse Lula.

Avaliação do evento e próximos encontros – Ao final do encontro, o reitor da UFSM avaliou positivamente a reunião, considerando adequada a estratégia adotada pelas instituições parceiras em abrir o diálogo com os presidenciáveis. “Tivemos plena liberdade para apresentar a pauta, que é recorrente das universidades e institutos federais para garantir que os pré-candidatos se comprometam de fato com essa pauta, no sentido de garantir os investimentos na educação pública brasileira”, observou Burmann.

As reuniões com pré-candidatos à presidência estão sendo organizadas pelo conjunto de reitores das instituições federais gaúchas. Além das Universidades presentes no encontro desta terça-feira, também são parceiras a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O objetivo dos encontros é apresentar aos pré-candidatos as principais demandas na área da educação, ciência e tecnologia, defendendo a importância destas pautas serem incluídas nos planos de governo.

Os pré-candidatos João Vicente Goulart e Ciro Gomes também já demonstraram interesse em participar da rodada de encontros com os reitores, mas ainda não definiram datas e locais para as reuniões.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Fotos: Luan Romero e Laura de Almeida