Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

​Livro “Gestão e Produção Cultural” será lançado na próxima quinta-feira

O livro Gestão e Produção Cultural tem o propósito de contribuir com quem trabalha ou deseja trabalhar nas áreas de comunicação, cultura e arte, por meio da elaboração de projetos e/ou da realização de eventos culturais e artísticos. Publicado pela Editora Appris, o livro é uma obra coletiva que tem como um dos seus autores o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, professor dos cursos de Comunicação Social da UFSM, pelos quais também passaram os outros quatro autores: Rose Carneiro Carabajal, Darciele Paula Marques Menezes, Fabiana da Costa Pereira e Jones Machado. O lançamento será na próxima quinta-feira (3), às 17h, no foyer do Theatro Treze de Maio, integrando a programação da Feira do Livro de Santa Maria.

A obra inicia com um glossário cultural, com o intuito de esclarecer o uso de algumas terminologias, e avança para a legislação vigente na área cultural, em especial a do Governo Federal, discorrendo sobre Ministério da Cultura, Plano Nacional de Cultura e programas culturais. Também discute a Lei Rouanet, o Fundo Nacional de Cultura e a Lei do Audiovisual, comentando seus principais artigos, assim como a Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e o Fundo de Apoio à Cultura. Há informações sobre as principais fontes de fomento, tanto da esfera pública, quanto da iniciativa privada e de empresas de economia mista, com exemplos a partir de editais.

Um dos capítulos é dedicado para os projetos culturais. Aborda-se desde o surgimento das primeiras ideias, que podem ser compiladas em um briefing, até a escrita formal de um projeto, com todas suas etapas e a prestação de contas. Também se podem encontrar dicas para a elaboração de alguns documentos, como carta de patrocínio/apoio, convite, ofício, memorando, requerimento, ata, declaração, certificado, etc.

No capítulo de noções auxiliares à produção cultural apresentam-se conhecimentos básicos sobre assessoria de divulgação, fotografia, produção gráfica e de espetáculo e direção.

O livro une o conhecimento acadêmico ao know-how de profissionais atuantes no meio cultural, aproximando academia e mercado na perspectiva de sanar lacunas encontradas no que diz respeito à bibliografia da área.