UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

UFSM participa do 36º Seminário de Extensão da Região Sul com trabalhos destacados na JAI

Comitiva da UFSM contou com 36 estudantes que tiveram trabalhos destacados na JAI (Foto: Divulgação)

A UFSM participou do 36º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), em Porto Alegre, com trabalhos destacados na 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI). O Seurs ocorreu de 28 a 31 de agosto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A comitiva da UFSM contou com 36 alunos de diferentes cursos da UFSM, selecionados pela Pró-Reitoria de Extensão com base na qualidade dos trabalhos apresentados na JAI. A instituição participou em quatro modalidades: tertúlias, oficinas, mostras e minicursos.

“O Seurs foi um evento muito bem organizado. As experiências trocadas nas oficinas, nos cursos, a partir das novas demandas e, também, dos novos públicos, ressalta a preocupação com a sociedade”, disse Jaqueline Bertoldo, estudante do programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM, integrante do grupo Migraidh – Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional. O trabalho apresentado por Jaqueline se chama “Acesso à educação superior para refugiados(as) e migrantes na UFSM: caminhos para promoção de direitos”.

Segundo o pró-reitor de Extensão da UFSM, professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, a troca e compartilhamento entre as universidades e também com aqueles que praticam extensão no dia-a-dia – sejam eles estudantes, técnico-administrativos em educação ou professores – é extremamente importante. “O futuro da universidade pública depende da extensão universitária”, afirma.

Seusrs promove intercâmbio de universidades dos três estados do Sul

O objetivo do Seurs é promover o intercâmbio entre as instituições de ensino superior (IES) públicas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dessa forma, o Seminário estimula o diálogo interinstitucional e a troca de experiências entre extensionistas e comunidade.

Com o tema “Extensão: ação transformadora”, o 36º Seurs buscou refletir a respeito das mudanças que ocorreram nas IES públicas nos últimos anos.

Além da participação dos alunos, neste ano o Seminário abriu espaço para encontro de servidores técnicos das instituições