UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

CCSH promove Roda de Conversa sobre Saúde Mental a partir de terça-feira (25)

Biblioteca do CCSH está iluminada em alusão ao Setembro Amarelo
Alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o CCSH promove uma Roda de Conversa sobre Saúde Mental nos dias 25 e 26, no Espaço Multiuso, pelo turno da manhã. O evento é gratuito e direcionado a toda a comunidade acadêmica. Não há necessidade de inscrição prévia. Na ocasião, profissionais da área estarão presentes para debater as implicações da falta de cuidado com a saúde mental e sua importância. Na terça-feira (25), setores da UFSM estarão representados por servidores para prestar esclarecimentos sobre os trâmites administrativos e burocráticos envolvendo o acometimento de doenças mentais em docentes, técnico-administrativos e estudantes e o que é possível encaminhar (atestados, prazos, etc). Na manhã da quarta-feira (26), profissionais da psicologia participarão abordando questão relativas ao tema, bem como haverá um relato de experiência pessoal. O evento é uma realização do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), da  Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep)  e do Laboratório de Relações Públicas (Larp) com apoio da  Nação Verde. A Biblioteca Setorial do CCSH (prédio 74D, atrás da Planetário) permanece iluminada em cor amarela durante todo o mês. A Agência de Notícias da UFSM divulgou uma matéria em 11 de setembro de 2018 apresentando os espaços/setores da UFSM onde estudantes e servidores podem buscar auxílio. Dentre esses espaços, a Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia (Ceip) atende gratuitamente a comunidade de Santa Maria, estando vinculada ao curso de Psicologia do CCSH.  A 9ª edição da Revista Arco trabalhou, em seu Dossiê, a pauta de Saúde Mental, abordando A dualidade dos medicamentosNa subjetividade do trabalho e A sobrecarga invisível na universidade. Programação Roda de Conversa sobre Saúde Mental: 25 de setembro - terça-feira 8h30min: abertura 9h: roda de conversa com convidados internos: Progep, Ceip e Ânima. 26 de setembro - quarta-feira 8h30min: roda de conversa com convidados externos: psicóloga Bruna Osório, psicóloga Luyane Saccol e relato de experiência pessoal de Greice Noro.
Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional (NCI/CCSH)  Foto: Juan Grings