UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

SBPJor reconhece trabalho de estudante da FACOS como melhor do país

Orientada pela professora Laura Storch, do Departamento de Ciências da Comunicação, a acadêmica Gabriele Wagner de Sousa, do curso de Jornalismo, conquistou o 13º Prêmio Adelmo Genro Filho (PAGF) de Jornalismo na categoria Iniciação Científica. O prêmio, oferecido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), reconhece a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades e nos centros de pesquisa, valorizando a atuação individual dos pesquisadores.

Intitulado “Jornalismo e qualidade de vida: reflexos das mudanças estruturais do jornalismo na vida pessoal dos jornalistas de Santa Maria/RS”, o Trabalho de Conclusão de Concurso (TCC), apresenta estudo detalhado sobre como as novas rotinas atuam na vida de jornalistas locais.

“O cenário atual do jornalismo no Brasil, com a redução significativa do número de profissionais nas redações, plantões exaustivos, ter que desenvolver muitas habilidades e nem sempre ser remunerado de forma justa por isso e entre outros fatores, me levou a refletir de que maneira a vida profissional estava afetando a vida pessoal desse trabalhador e se os vínculos de trabalho exercidos tinham relação com a qualidade de vida desse sujeito”, pondera Gabriele.

“Acredito que ganhar essa premiação seja um reconhecimento pelo trabalho realizado. Quando ainda estava desenvolvendo o TCC, no ano passado, minha orientadora havia me dito que o trabalho precisava “circular” depois que estivesse pronto e eu brinquei que ele circularia quando fosse inscrito para o prêmio da SBPJor. Quase um ano depois dessa conversa, recebi a notícia que foi o vencedor na minha categoria. Essa é uma das formas de de mais pessoas poderem conhecer a pesquisa”, comenta.

Para a orientadora, professora Laura Storch, a conquista serve de incentivo aos alunos da graduação. "O PAGF é um prêmio relevante no contexto da pesquisa em Jornalismo no Brasil, e o trabalho da Gabriele foi selecionado dentre dezenas de outras pesquisas desenvolvidas no país", observa.

A professora destaca a importância da escolha de um tema que seja de interesse do aluno na produção científica, pois a partir disso, a curiosidade dedicada na produção do conteúdo será o diferencial.  "E isso aconteceu com a Gabriele: ela partiu de uma inquietação própria, e foi buscar na literatura da área os direcionamentos para uma pesquisa de campo consistente", afirma.

O PAGF foi criado pela SBPJor em 2004 e é entregue anualmente em quatro categorias: Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, e Sênior. Esse ano, a entrega da premiação ocorrerá durante a cerimônia de abertura do 16º Encontro Nacional da SBPJor, no dia 7 de novembro, na Universidade Anhembi Morumbi, na capital paulista.

Texto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias