UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Seminário sobre direitos humanos e constitucionalismo será nos dias 18 e 19 de outubro

O Seminário Internacional "Os direitos humanos e o constitucionalismo em perspectiva: espectros dos 70 anos da DUDH e dos 30 anos da Constituição da República Federativa do Brasil" será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no auditório da antiga Reitoria da UFSM, centro de Santa Maria. Programação: Dia 18/10/2018 Mesa 1 - 8h30 às 9h30 Mediadora: Valéria Ribas do Nascimento (UFSM) Temas abordados e convidados: “A transição negociada para democracia e os direitos humanos pós-constituinte no Brasil” - Teresa Shneider Marques (PUC-POA), e “Direitos humanos e poder: a reconstrução histórica dos direitos humanos” - Vladmir Oliveira da Silveira (PUC-SP).
Mesa 2 – 10h às 11h30 Mediadora:  Nina TríciaDisconzi (UFSM) Temas abordados e convidados: “Direito internacional dos direitos humanos nas Constituições Sul americanas” - Carolina Machado Cyrillo da Silva (UFRJ) e "Avanços dos Direitos Humanos nos 30 anos da Constituição Brasileira” - Daniela Menengoti Ribeiro (Unicesumar). Mesa 3 – Auditório do CCSH – 19h às 20h30 Mediador:  Mohammed Nadir (UFSM) Temas abordados e convidados: “La proteción Constitucional y Supranacional de la democracia” - Irina Cervantes Bravo (Universidad Autónoma de Nayarit – México) e “A Constituição do Brasil e o constitucionalismo global” - Jânia Maria Lopes Saldanha (UFSM). Mesa 4 –21h às 22h30 Mediador: Luiz Ernani Bonesso de Araújo (UFSM) Temas abordados e convidados: “Defensores ambientalesenColombia: situaciónactual y perspectivas” - Felipe Calderón Valencia (Universidad de Medellín - Colômbia) e “(Des)caminhos de uma utopia: da igualdade a diferença na CF/88” - Rosângela Angelin (URI - Santo Ângelo). Dia 19/10/2018 Mesa 5 –8h30 às 9h30 Mediadora:  Valéria Ribas do Nascimento. Temas abordados e convidados: “Os direitos humanos e a proteção jurídica das diferenças identitárias no Brasil contemporâneo” - Doglas Cesar Lucas (Unijuí) e “Diálogos de Direitos Humanos nas Constituições Árabes” - MohammedNadir (UFSM). Mesa 6 –10h às 11h30 Mediadora:  Rosane Leal da Silva (UFSM). Temas abordados e convidados: “Ninguém para trás: os desafios de uma Constituição pós-moderna” - Alessia Magliacane (EHESS de Paris, Visiting Ressearcher na UFRGS) e “Geografia e arquitetura da cooperação internacional para efetivação dos direitos humanos na América do Sul” - Ademar Pozzatti Junior (UFSM). Inscrições gratuitas no link e certificado de 20h de ACG. Mais informações no site do PPGD.