UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

ONG Infância-Ação abre seleção para voluntários na UFSM

A ONG Infância-Ação abriu processo seletivo para alunos da UFSM que desejam atuar como voluntários . Há vagas para voluntários de projetos (que trabalham diretamente com as crianças) e voluntários administrativos (que ajudam na gestão e comunicação da ONG) . As horas de voluntariado podem ser utilizadas como Atividade Complementar de Graduação (ACG).

Interessados deverão preencher o formulário de inscrição. As dinâmicas de seleção acontecerão nos dias 11 de abril, às 19h no Salão de Atos do Colégio Marista, e 13 abril, às 15h Auditório do CCS (Centro de Ciências da Saúde) - anexo do prédio 26, UFSM Campus de Camobi . É necessário que se compareça em pelo menos um dos dois dias da seleção.

A ONG Infância-Ação atende cerca de 200 crianças em situação de vulnerabilidade em seis projetos distribuídos por escolas públicas da cidade de Santa Maria, além de atender também no HUSM e junto à Federação Amor Exigente (que trata de toxicômanos):

Clubinho de Línguas: Incentiva o aprendizado de novas culturas por meio da língua estrangeira, hábitos e costumes, desenvolvendo atividades lúdicas extra classe.

Saúde em Ação: Visa o ensino do cuidado com a saúde aos participantes e desenvolvendo temas relacionados à saúde em geral (bem estar, postura, alimentação). As atividades são executadas com crianças de 6 a 10 anos.

Turma do Chiquinho: Tem como objetivo levar conhecimento e cultura a crianças com idade de 3 a 5 anos, através de ações lúdicas e recreativas, que estimulam o processo de pré-alfabetização, desenvolvem os valores morais, incentivam o interesse pela leitura, pelas boas maneiras e pelo reconhecimento do espaço social onde vivem.

Eureka! Este projeto visa o ensinamento da ciência de uma forma lúdica e com eventos e experiências do cotidiano das crianças.

Fazendo Rir: Proporciona momentos de descontração e diversão através de atividades lúdicas com crianças internadas na ala pediátrica do HUSM. São realizadas atividades como jogos, pinturas, conversas, conto de histórias, atividades com música, entre outras.

Amor Exigentinho: É uma parceria da ONG Infância–Ação com a Federação Amor Exigente (FEAE), que visa auxiliar crianças que possuem dependentes químicos em suas famílias, através dos 12 princípios básicos da FEAE (Identificador, Humanizador, Protetor, Valorizador, Libertador, Influenciador, Preparador, Esperançador, Apoiador, Cooperador, Organizador, Compensador). As atividades são realizadas de forma lúdica através de histórias, jogos, vídeos e atividades de escrita e desenho e tem como objetivo prevenir e conscientizar as crianças sobre o uso de drogas. O projeto ocorre enquanto os pais e familiares estão no encontro do grupo.